Aprovada lei que garante agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência

Na sessão desta quarta-feira (04/07), na Câmara de Vila Velha, foi aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 6.572/17, de autoria do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que institui o "Programa de Agendamento Telefônico e Consultas Médicas", além de estabelecer prazo máximo para a entrega de resultados de exames a pacientes idosos e pessoas com deficiência, nas unidades de saúde do município. Com o apoio unânime dos parlamentares, o projeto agora segue para a sanção do Poder Executivo. 

O vereador Ricardo Chiabai considera importante dar prioridade ao atendimento deste público específico, nas unidades da Rede Municipal de Saúde, para evitar a permanência de idosos e pessoas com deficiência em longas filas de espera.

“O atendimento preferencial deverá ser realizado pela própria unidade de saúde onde o paciente possui cadastro. Assim, ele poderá agendar suas consultas e exames por telefone, indicando, para tanto, sua documentação pessoal. Precisamos garantir um atendimento mais humanitário em nossas unidades de saúde, além de maior conforto e comodidade para pacientes especiais”, afirmou.

 

E Ricardo Chiabai completou: “Vale lembrar que o atendimento diferenciado a este público específico já tem previsão legal e respaldo na Constituição Federal. Portanto, nossa proposição busca apenas regulamentar este serviço em âmbito municipal, pois os idosos e as pessoas com deficiência possuem limitações físicas e condições de saúde diferenciadas, que às vezes dificultam a realização de tarefas simples, como ir ao médico, por exemplo. Eles merecem e precisam deste avanço em nossa rede de saúde”, defendeu o parlamentar.

Conheça este projeto na íntegra acessando o link abaixo:
http://sapl.vilavelha.es.leg.br/sapl_documentos/materia/442_texto_integral

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: 
Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Léo Victor
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br