Autoridades policiais e comunidades se reúnem com vereadores para discutirem melhorias na segurança pública

Por iniciativa da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara de Vila Velha – presidida pelo vereador PM Chico Siqueira (PHS) e integrada pelos membros Ricardo Chiabai (PPS) e Mirim Montebeller (PODE) – o plenário do Legislativo canela-verde sediou, na noite desta última terça-feira (19/06), uma grande reunião pública para discutir diversos assuntos relacionados à melhoria da segurança na cidade.

Além dos integrantes da Comissão de Segurança e dos vereadores Professor Heliosandro Matos (PR) e Arnaldinho Borgo (PMDB), também participaram do evento as seguintes autoridades: o titular da Secretaria Municipal de Prevenção e Combate à Violência e Trânsito (Semprev), Cel PM Oberacy Emmerich Júnior; o delegado da Regional da Polícia Civil de Vila Velha,  Marcelo Nolasco; e o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Cel. Sebastião Biato Filho.

Outras autoridades estiveram presentes, como os comandantes das Companhias do 4º BPM, presidentes dos Conselhos Interativos de Segurança Pública formados em Vila Velha, inúmeras lideranças comunitárias, e ainda: o Tenente Roberto (representando a 13ª CIA Independente PM); o Inspetor Siqueira (representando a Subsecretaria da Guarda Municipal); o servidor Fábio Barcellos (gestor do serviço de videomonitoramento de Vila Velha) e o subsecretário de Integração da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Sérgio Melo.

Segundo o vereador PM Chico, a reunião foi muito importante para que os conselhos interativos pudessem manter um canal aberto de diálogo com representantes das forças de segurança pública e com as autoridades municipais. Durante o encontro, todos tiveram a oportunidade de usar a palavra para repassar informações, esclarecer dúvidas e apresentar críticas, pedidos e sugestões aos participantes.

Ao final do evento, as autoridades aceitaram a proposta de compor uma “Comissão Especial” com a participação de membros dos Conselhos Interativos já formados, para a formalização de seus estatutos e a adoção das providências necessárias à instalação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Vila Velha.

Com o apoio de seus pares, o vereador PM Chico solicitou ao titular da Semprev, Cel. Emmerich, que esta “Comissão Especial” já possa ter representatividade no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e que sejam realizadas reuniões bimestrais, no mesmo formato desta reunião promovida pela Câmara de Vila Velha, para que haja maior aproximação da comunidade canela-verde com as autoridades da área de segurança pública. Os pedidos foram prontamente acolhidos pelo secretário da PMVV.

Em seguida, o vereador Arnaldinho Borgo elogiou a organização do evento e a iniciativa do PM Chico Siqueira, e também parabenizou as autoridades e a comunidade  em geral, por se fazerem presentes em uma reunião de tamanha importância para o conjunto da cidade, envolvendo o tema “segurança”, área que tem sido apontada como a de maior prioridade para os moradores da Grande Vitória.

Já o vereador Professor Heliosandro Mattos enfatizou a importância da abordagem de assuntos relacionados ao tema “segurança”, dentro das escolas municipais. Segundo ele, esta abordagem também pode ser feita com a promoção de palestras, estudos, debates e ações educativas que possam estimular mudanças de comportamento e de atitudes nos alunos, possibilitando a eles um ensinamento maior a respeito da segurança pública.

Por fim, o secretário municipal de Prevenção e Combate à Violência (Semprev), Cel Emmerich, falou sobre sua satisfação com o sucesso da formação dos Conselhos Interativos de Segurança em Vila Velha. Segundo ele, este projeto poderia estar sendo executado pela própria Semprev, mas vem sendo levado adiante com brilhantismo e eficiência, pelos vereadores da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, sob a liderança atuante e diligente do PM Chico Siqueira.

No encerramento da reunião pública sobre segurança, na Câmara de Vila Velha, o comandante do 4º BPM, Cel. Biato, apresentou ao plenário um balanço das ações, operações e atividades do 4º Batalhão da PMES, como prestação de contas dos serviços que a corporação militar presta ao município, apreendendo drogas e armas de fogo; combatendo e prendendo ladrões, assaltantes, traficantes, estupradores e assassinos; recuperando carros e materiais roubados; realizando patrulhamentos ostensivos, abordagens de rua e operações de fiscalização, entre outros.

Assista a reunião na íntegra, incluindo as falas de todos os participantes: