Comissão Especial de melhoria do ambiente de negócios apresentará proposta para atrair novos empreendimentos

Com o intuito de simplificar e desburocratizar os procedimentos jurídicos e administrativos da PMVV, para agilizar e facilitar a instalação de novos empreendimentos na cidade, e também para estimular a permanência das empresas que já funcionam no município, a Comissão Especial da Câmara de Vila Velha – voltada para auxiliar o município na melhoria do seu ambiente de negócios – realizou mais uma reunião de trabalho na tarde desta quarta-feira (31/05).

A Comissão Especial – criada e presidida pelo vereador Heliosandro Mattos (PR), e integrada pelos parlamentares e membros, Mirim Montebeller (PTN) e Valdir do Restaurante (Avante) – promoveu uma ampla discussão com representantes dos segmentos produtivos de Vila Velha e com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado.

O objetivo do encontro, segundo Heliosandro Mattos, foi debater propostas para a elaboração conjunta de uma nova lei – incluindo sugestões dos vereadores, de representantes da classe empresarial e de autoridades da PMVV – para despertar o interesse de novos investidores e impedir que mais empresas saiam de Vila Velha e se mudem para municípios vizinhos, devido à excessiva demora na obtenção dos documentos e às exigências feitas atualmente pela Administração: “Só assim nossa cidade conseguirá enfrentar e superar a crise econômica nacional e retomar seu ritmo de crescimento, gerando novos postos de trabalho e maior arrecadação”, disse ele.

DEFINIÇÃO DE PRAZOS

Heliosandro informou ainda que, durante a reunião, foi pactuado um prazo para que todas as partes envolvidas nesta “missão”apresentem suas contribuições: “Decidimos que até a quarta-feira da próxima semana (dia 07 de junho) teremos em mãos todas as propostas, para a formatação da pré-minuta deste novo projeto de lei. E no prazo de 15 dias estaremos concluindo a versão final da proposição, para então enviarmos a matéria ao prefeito Max Filho (PSDB)”, assegurou o vereador.

De acordo com ele, as ações que a PMVV deve priorizar neste contexto requerem a simplificação dos processos de licenciamento, a dinamização dos trâmites para a liberação de alvarás, a redução do rigor empreendido pelos agentes de fiscalização de posturas, o alinhamento das secretarias municipais envolvidas na execução dos procedimentos jurídicos e administrativos, e a melhoria da segurança e da limpeza nas regiões de abrangência dos pólos industriais.

“Estamos recebendo todo o apoio do prefeito Max Filho para alcançarmos esses  objetivos. Também temos mantido uma comunicação centralizada, que favorece a união de esforços e a realização de um trabalho integrado, com a efetiva participação de todos os envolvidos. Vamos trabalhar com firmeza nesses próximos dias, para apresentarmos uma proposta que atenda à PMVV, ao Poder Legislativo e aos setores produtivos. Se a gente conseguir o que pretendemos, com certeza vamos trazer novas empresas e investimentos, para gerar mais emprego e renda em Vila Velha”, finalizou Heliosandro.

Fotos: Schenilton Carvalho
comunicacao@cmvv.es.gov.br