Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em sessão solene na Câmara

Na noite da última terça-feira (05 de junho), o vereador Arnaldinho Borgo (PMDB) realizou uma sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e, durante o evento, promoveu a entrega do “Certificado Vila Verde” – instituído por sua própria iniciativa, por meio do Decreto Legislativo nº 1.749/2017 –, para homenagear pessoas físicas, jurídicas e entidades que atuam com reconhecida responsabilidade socioambiental no município.


A solenidade lotou as galerias e o plenário da Câmara de Vila Velha com um público diverso, formado por lideranças comunitárias, ambientalistas, biólogos, profissionais da área de meio ambiente e representantes de organizações não-governamentais (ONG’s), de entidades civis e de empresas, além de moradores da cidade interessados no tema.

 

Fizeram parte da mesa, o vereador Arnaldinho Borgo; o comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Tenente-Coronel Danilo Barcellos; o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (EMA), Jader Mutzig; a diretora-presidente da empresa Vila Velha Ambiental, Reginalva Santana; o presidente da Cesan, Amadeu Wetler; a representante do Fórum Popular em Defesa de Vila Velha, Irene Léia Bossóis; o geógrafo responsável pelo Laboratório de Geografia e Física da UFES, Pablo de Azevedo Rocha; e o biólogo Jacques Passamani, responsável pelo setor de Fauna do IBAMA.

Ao abrir a sessão solene, o vereador Arnaldinho Borgo ressaltou a importância da data para Vila Velha, e também para mundo inteiro, e defendeu políticas públicas mais abrangentes e eficazes, destinadas à preservação dos recursos naturais. Ainda em seu pronunciamento, ele fez considerações sobre os temas ambientais contidos no projeto do novo Plano Diretor Municipal (PDM) e pediu a todos os moradores do município para que, no dia a dia, adotem atitudes conscientes, em proteção ao rico patrimônio natural da cidade.

“Agradeço imensamente a todo o público presente, por prestigiar este momento solene, que é de grande importância para nós. Esta é uma data que serve de reflexão sobre o que a sociedade tem feito, diariamente, para reduzir o impacto causado ao meio ambiente, quando as pessoas lançam lixo em locais impróprios, quando jogam entulhos, móveis e objetos domésticos em rios e canais; quando invadem áreas de proteção ambiental e quando contaminam o solo e os cursos d’água com produtos poluentes e/ou com dejetos humanos. Ressaltamos a importância das políticas públicas voltadas à preservação ambiental, mas sem esquecer do papel de cada um de nós, nesta missão”, lembrou o vereador.

 

O ponto alto da sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente foi a entrega das homenagens feitas pelo vereador Arnaldinho, em nome de todos os 17 parlamentares da Câmara de Vila Velha, às personalidades e representantes de instituições de maior destaque nas ações de defesa, preservação e de melhoria do meio ambiente em Vila Velha, e também na promoção dos interesses ecológicos do município. Ao todo, foram entregues 21 “Certificados Vila Verde”. Confira:

 

LISTA DOS HOMENAGEADOS:


· Tenente-Coronel Danilo Barcellos, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental;

 · Erasmo Gazoli, diretor do  Clube dos Desbravadores e Aventureiros das Igrejas Adventistas de Vila Velha;

 · Jacques Passamani, biólogo responsável pelo Setor de Fauna do IBAMA;

 · Jader Mutzig, diretor-presidente do IEMA, especialista em Direito Ambiental;

 · Pablo de Azevedo Rocha, geógrafo, doutor em Solos e Nutrição e responsável técnico pelo Laboratório de Geografia e Física da UFES;

 · Rodrigo César Mathias Cardoso, coordenador da Associação de Meio Ambiente da Barra do Jucu (AMABARRA);

 · Petrus Lopes, ambientalista e representante do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental (INJAPA);

 · Ingrid dos Santos Barros, representante do Fórum de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Grande Vale Encantado (Fórum DESEA);

 · Cristina Puppin e Arnaldo Castor, respectivamente, presidente e conselheiro do MOVIVE;

 · Lupércio Araujo, diretor do Instituto Orca de Organização e Consciência Ambiental;

 · Cesar Musso, ambientalista e presidente da Associação Vilavelhense de Proteção Ambiental (AVIDEPA);

 · Reginalva Mureb, diretora-presidente da empresa Vila Velha Ambiental;

 · José Maria de Abreu Júnior, diretor-presidente do IDAF, representado por Josuel Gratieri Gava;

 · Amadeu Zonzini Wetler, diretor-presidente da Cesan;

 · Irene Léia Bossóis, ambientalista representante do Fórum Popular em Defesa de Vila Velha;

 · Eduardo Pignaton, ambientalista;

 · Francisco de Morais, coordenador do Instituto Guardiões do Riomar;

 · Marivaldo Gonzella, presidente da Central de Tratamento de Resíduos de Vila Velha (CTRVV);

 · Ricardo Braga, coordenador da Sociedade Sinhá Laurinha;

 · Carla Maria da Silva, bióloga especialista em Gestão Ambiental;

 · Helicélio de Souza, do Botequim do Celim.


Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: 
Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Léo Victor
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br