Ivan Carlini é reeleito para sexto mandato na presidência da Câmara de Vila Velha

Em clima tranquilo e harmonioso, ao contrário do que aconteceu em outras cidades, a Câmara de Vila Velha promoveu, durante a sessão desta segunda-feira (04/06), a eleição de sua nova Mesa Diretora e dos novos presidentes e membros das 12 Comissões Permanentes da Casa, para o biênio 2019/2020.

O processo de escolha transcorreu sem imprevistos, diante de galerias lotadas e com a presença do prefeito Max Filho (PSDB), do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), dos deputados estaduais Euclério Sampaio (PSDC) e Dr. Hudson Leal (PRB), de lideranças comunitárias, ex-vereadores, autoridades da PMVV, servidores da Câmara Municipal e representantes da imprensa.

Como houve consenso na composição da nova mesa e apenas uma chapa foi inscrita para o pleito, o vereador Ivan Carlini (DEM) foi reconduzido para mais um mandato à  frente da presidência da Casa.

E ao receber votos de 16 dos 17 parlamentares do município – apenas Ricardo Chiabai (PPS) votou contra –, Carlini entrou para a história de Vila Velha como o primeiro agente político da cidade a ser reeleito seis vezes seguidas para o cargo de presidente do Legislativo.

Ivan Carlini – que nas eleições de 2016 já havia deixado sua marca na história política do município, conquistando mais uma vitória nas urnas, para exercer seu sétimo mandato consecutivo como vereador de Vila Velha –, comprovou novamente que os méritos, avanços e bons resultados do seu trabalho vêm sendo reconhecidos não só pela população, mas principalmente pelos parlamentares e pelos prefeitos que administraram a cidade a partir de 2008, quando elegeu-se presidente do Legislativo canela-verde pela primeira vez.

Encabeçada por Ivan Carlini, a chapa eleita para a nova Mesa Diretora da Câmara de Vila Velha é formada pelo 1º vice-presidente, Valdir do Restaurante (Avante); 2º vice-presidente, Adeílson Hortisuper (PSD); 1ª Secretária, Patrícia Crizanto (PMB); 2º Secretário, Mirim Montebeller (PODE); e 3º Secretário, PM Chico Siqueira (PHS).

A cerimônia de posse dos integrantes da nova Mesa – bem como de todos os novos presidentes e membros das Comissões Permanentes do Legislativo – será realizada em janeiro do próximo ano.

 

COMISSÕES PERMANENTES

Ainda durante a sessão desta segunda-feira, após a eleição da nova Mesa Diretora, por meio de votação nominal, os parlamentares deliberaram sobre as alterações que serão promovidas nas 12 Comissões Permanentes da Câmara de Vila Velha, a partir do próximo ano. Como resultado da escolha feita em plenário, também de forma democrática e consensual, a composição das comissões a partir de 2019  será a seguinte:

1 – Comissão de Justiça e Redação:

Presidente - Reginaldo Almeida (PSC)

Membros - Arnaldinho Borgo (PMDB) e Heliosandro Mattos (PR)

 

2– Comissão de Administração, Obras, Transporte, Comunicação, Indústria, Comércio e Agricultura:

Presidente - Bruno Lorenzutti (PODE)

Membros - Adeílson Horti Super (PSD) e Anadelso Pereira (PSDC)

 

3 – Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas:

Presidente - Heliosandro Mattos (PR)

Membros - Bruno Lorenzutti (PODE) e Rogério Cardoso (DEM)

 

4 - Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos e Lazer, e Turismo:

Presidente - Arnaldinho Borgo (PMDB)

Membros - Osvaldo Maturano (PRB) e Heliosandro Mattos (PR)

 

5 – Comissão de Saúde e Saneamento Básico:

Presidente - Anadelso Pereira (PSDC)

Membros - Tia Nilma (PRP) e Dona Arlete (PSL)

 

6 – Comissão de Meio Ambiente:

Presidente - Rogério Cardoso (DEM)

Membros – Reginaldo Almeida (PSC) e PM Chico Siqueira (PHS)

 

7 – Comissão de Defesa do Consumidor e Abastecimento:

Presidente - Adeílson Hortisuper (PSD)

Membros - Zé do Renascer (PTC) e Bruno Lorenzutti (PODE)

 

8 – Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos e Defesa da Cidadania:

Presidente - Tia Nilma (PRP)

Membros - Dona Arlete (PSL) e PM Chico Siqueira (PHS)

 

9 – Comissão de Política Urbana e Rural, e Habitação:

Presidente - Osvaldo Maturano (PRB)

Membros - Arnaldinho Borgo (PMDB) e Reginaldo Almeida (PSC)

 

10 – Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Leis:

Presidente - Valdir do Restaurante (Avante)

Membros - Ricardo Chiabai (PPS) e Osvaldo Maturano (PRB)

 

11 – Comissão de Segurança Pública:

Presidente - PM Chico Siqueira (PHS)

Membros - Ricardo Chiabai (PPS) e Anadelso Pereira (PSDC)

 

12 – Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres:

Presidente - Dona Arlete (PSL)

Membros - Tia Nilma (PRP) e Ricardo Chiabai (PPS) 

 

 

MÉRITO RECONHECIDO POR GESTÃO DE BONS RESULTADOS


 

Após a escolha dos novos integrantes das Comissões Permanentes da Câmara de Vila Velha, o presidente Ivan Carlini discursou em agradecimento ao apoio recebido dos vereadores, para continuar seu trabalho na gestão do Legislativo por mais dois anos. Em seu pronunciamento, o presidente não escondeu sua gratidão e fez questão de citar nomes de todos os parlamentares da Casa e de ressaltar as principais credenciais e qualidades de cada um, no exercício de seus mandatos.

Ivan também falou um pouco sobre sua trajetória política na Câmara de Vila Velha e da parceria que vem mantendo com todos os prefeitos que passaram pelo município desde que foi eleito presidente da Casa pela primeira vez, em 2008: Neucimar Fraga, Rodney Miranda e Max Filho. Não é nenhum segredo o fato de que, durante todo este período, a firme atuação de Carlini ajudou a garantir condições de governabilidade e sustentação legislativa ao Poder Executivo, visando aprimorar a Administração e consolidar novos avanços para os moradores da cidade.

Entre os resultados mais importantes obtidos pela Câmara de Vila Velha, ao longo de seus cinco mandatos de presidente, Ivan Carlini lembrou de algumas medidas austeras que adotou para reduzir os gastos da Casa, buscando economizar e devolver recursos públicos aos cofres municipais, como fez diversas vezes, com diferentes prefeitos.

 

AUSTERIDADE NO CONTROLE DE GASTOS


“Com a contribuição de todos os 17 vereadores do nosso município, conseguimos economizar e devolver aos cofres da PMVV, apenas nos últimos cinco anos, um total de quase R$ 10 milhões. Além disso, estamos comprometendo uma média de R$ 2 milhões por ano, do orçamento da Câmara, para pagar dívidas deixadas por presidentes anteriores, junto ao Governo Federal, referentes a encargos sociais e previdenciários dos servidores do Legislativo”, informou ele.

O presidente resumiu, ainda, os principais avanços que conquistou no comando do Legislativo durante esses 10 anos, em respeito aos cidadãos do município e à necessidade de implementar maior rigor na gestão dos recursos públicos. “A partir do dia em que assumi meu primeiro mandato de presidente, a Câmara de Vila Velha rompeu com o passado e começou a dar bons exemplos para todo o Estado e também para o Brasil: congelamos os salários dos vereadores, extinguimos as verbas de gabinete, implantamos o sistema de ponto eletrônico biométrico e cortamos todos os benefícios dos nossos parlamentares, que atualmente recebem os menores salários entre os vereadores da Região Metropolitana”.

 

MORDOMIA ZERO


Com o novo modelo de gestão inaugurado por Ivan Carlini, a Câmara de Vila Velha passou a ser exemplo de controle de gastos. Por isso, desde 2008 os salários dos vereadores não são reajustados (o que vai continuar até 2020) e há 10 anos Vila Velha é o único município da Grande Vitória onde os parlamentares recebem menos do que subsecretários municipais.

“Além disso, os parlamentares de Vila Velha não recebem auxílio-alimentação e nem 13º salário. Eles também não contam com carros, motoristas, cotas de gasolina, selos postais e nem com telefones celulares pagos com dinheiro público”, ressaltou o presidente.

 

Sob a liderança de Ivan Carlini, a Câmara de Vila Velha manteve o mesmo número de vereadores (17), enquanto poderia ter até 23 vagas, considerando o número de habitantes da cidade. Já para controlar a freqüência dos parlamentares, o Legislativo faz três chamadas de presença ao longo de cada sessão: “Os vereadores que faltam sem apresentar justificativa (atestado médico, por exemplo) têm o ponto cortado. Vale lembrar que no início de cada legislatura, não há recesso parlamentar no mês de janeiro e durante qualquer época do ano, em caso de sessões extraordinárias, os parlamentares também não recebem nenhum tipo de benefício”.

Durante a gestão do presidente Ivan Carlini, a Câmara de Vila Velha tornou-se cada vez mais transparente. A criação da Ouvidoria Parlamentar e a parceria com o Senado Federal, que disponibilizou a plataforma da Rede Interlegis, a custo zero, para hospedar o portal do Poder Legislativo canela-verde na internet, também representaram conquistas importantes para a instituição, que tem dado inequívocas demonstrações de austeridade e responsabilidade no controle dos recursos públicos.

“Estamos fazendo a nossa parte e somando esforços para que a Administração Pública seja mais eficiente e trabalhe com maior respeito ao erário, aos cidadãos e à sociedade, principalmente em tempos de crise, quando é preciso fazer mais com cada vez menos. Talvez, por atuar de forma tão rigorosa no trato dos recursos públicos, eu tenha sido reeleito presidente da Câmara de Vila Velha por tantas vezes seguidas. E se estou em meu sétimo mandato consecutivo de vereador, é porque a população também reconhece os resultados do nosso trabalho e confia em nossa capacidade política de unir esforços, deixando de lado qualquer divergência partidária, para colocarmos os interesses da cidade em primeiro lugar”, disse Ivan.

 

Confira, na íntegra, o pronunciamento de Ivan Carlini:

 

 

AUTORIDADES DESTACAM IMPORTÂNCIA DE IVAN

PARA UNIÃO DE FORÇAS POLÍTICAS EM PROL DA CIDADE


Ao final da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vila Velha, realizada durante a sessão desta segunda-feira (04/06), o prefeito Max Filho (PSDB), o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD) e o deputado estadual Euclério Sampaio (PSDC) manifestaram publicamente seu reconhecimento aos bons resultados obtidos pelo Legislativo canela-verde, nos últimos 10 anos, sob a presidência do vereador Ivan Carlini (DEM).

O prefeito Max Filho, o primeiro a se pronunciar, acusou setores da imprensa capixaba de terem estigmatizado e julgado Ivan Carlini, no passado, por causa de suas amizades. E contextualizou, afirmando que as atitudes e as medidas adotadas por Ivan, como presidente da Câmara Municipal, são resultantes do excelente trabalho que ele já fez e que continuará fazendo, à frente da Casa.

“Nunca fui do mesmo partido de Ivan e, por algumas vezes, estivemos em lados opostos. Também já fui pressionado a intervir na Câmara, para tentar tirá-lo de sua cadeira, mas eu jamais cometeria o erro de invadir a competência do Poder Legislativo. E fiz questão de vir aqui, nesta noite, para trazer o meu apoio, o meu abraço e para desejar a Ivan mais um mandato profícuo à frente desta Casa, como ele vem fazendo desde que assumiu a presidência pela primeira vez. Desde então, a Câmara nunca mais foi criticada pelo mau uso de recursos públicos ou por falta de transparência. E faço votos para que Ivan continue sua jornada, sobretudo caminhando em parceria com o Poder Executivo, da mesma forma independente e harmônica com que vem caminhando, para juntos proporcionarmos dias melhores para nossa população. Parabéns, Ivan Carlini!”

O segundo a se pronunciar foi o deputado estadual Euclério Sampaio, que foi categórico em suas considerações: “Se Ivan Carlini está no seu sétimo mandato de vereador e sexto, de presidente da Câmara, é porque seu trabalho é reconhecido e bem avaliado pelos eleitores da cidade e pela própria classe política local. As divergências ocorrem, é claro, mas isso é próprio do parlamento e faz parte da democracia”, disse ele, fazendo menção à decisão do vereador Ricardo Chiabai, que foi o único parlamentar a votar contra a reeleição de Ivan.  

E Euclério completou: “Independente de qualquer coisa, quero parabenizar Ivan Carlini pela sua maturidade e postura política, em defesa da soma de esforços entre Município e Estado, e também entre vereadores e membros das bancadas capixabas na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. Vila Velha não pode abrir mão de receber ajuda estadual e federal. Por isso, aproveitando esta oportunidade, faço um apelo ao Governo do Estado para que não perca os recursos que já haviam sido liberados (no valor de R$ 350 milhões), para resolver o problema dos alagamentos em Vila Velha. No mais, desejo a todos os vereadores desta Casa que sejam abençoados em seus mandatos e que consigam, sob a liderança do presidente Ivan Carlini, conquistar novos avanços, cada vez mais importantes, em benefício da população vilavelhense”.

Por fim, o ex-prefeito Neucimar Fraga – aliado histórico de Ivan Carlini – falou de sua satisfação em também poder prestigiar um momento tão significativo para a Câmara de Vila Velha. Ao parabenizar os novos integrantes da Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Casa, ele ressaltou a importância da parceria política entre os poderes Legislativo e Executivo – que Ivan Carlini vem conseguindo manter, graças à sua habilidade e liderança, ao longo de seus mandatos de presidente – visando garantir a conquista de novos avanços e benefícios para todo o conjunto da população.

“Ivan e os outros 16 vereadores de Vila Velha não vêm medindo esforços para apoiar as matérias do Governo Municipal que são de interesse da cidade. Assim como Max Filho e Rodney Miranda, também já fui prefeito tendo Ivan Carlini como presidente da Câmara e esta Casa nunca se omitiu em suas responsabilidades, seja na busca de soluções para os problemas do município, seja na luta por serviços públicos de melhor qualidade, seja no aprimoramento da Administração Municipal. Por isso, faço questão de parabenizar Ivan, e também todos os parlamentares de Vila Velha, não só por suas contribuições ao Poder Executivo, mas principalmente pela austeridade na gestão dos recursos públicos”, disse.

E Neucimar acrescentou: “Se o Tribunal de Contas não tivesse aprovado todas as contas do presidente Ivan Carlini, ele não poderia estar aqui hoje, sendo reeleito mais uma vez. Além disso, Ivan tem o reconhecimento e o apoio da população, dos vereadores, do prefeito, dos deputados e senadores, e do governador Paulo Hartung. E isso não é por acaso. Ele vem construindo um ambiente político bem mais profícuo e harmonioso, que prioriza a convergência de forças para trabalhar em conjunto, em favor de Vila Velha. Prova disso foi o encontro político que ele (Ivan) promoveu, recentemente, reunindo o governador com 16 vereadores de Vila Velha, um senador e vários deputados e secretários de Estado, para com estreitar as relações e o diálogo entre as autoridades capixabas, em defesa de mais investimentos na cidade”.

 Confira a fala de todas as autoridades presentes no vídeo abaixo:

 

VEREADORES MANIFESTAM APOIO À NOVA MESA DIRETORA

Na sessão desta segunda-feira (04/06), assim que foram anunciados os integrantes da nova Mesa Diretora e das Comissões Permanentes da Câmara de Vila Velha, para o biênio 2019/2020, os parlamentares da Casa usaram a palavra para se manifestarem, publicamente, acerca do momento histórico vivido pela Casa, com a eleição de Ivan Carlini (DEM) para o seu sexto mandato consecutivo de presidente do Legislativo.

As qualidades de Ivan como gestor público e agente político, e o feito inédito que ele protagonizou na história de Vila Velha, após ser reeleito sete vezes seguidas para exercer um mandato parlamentar no município, foram os principais temas abordados pelos vereadores. Em clima festivo, a sessão foi marcada por inúmeros depoimentos positivos de congratulações e de reconhecimento ao trabalho que o presidente e todos os seus pares vêm realizando no Legislativo canela-verde.

Em seus discursos, os vereadores Reginaldo Almeida (PSC), Patrícia Crizanto (PMB), Tia Nilma (PRP), Rogério Cardoso (DEM), PM Chico Siqueira (PHS), Arnaldinho Borgo (PMDB), Heliosandro Mattos (PR), Anadelso Pereira (PSDC) e Valdir do Restaurante (Avante), ressaltaram várias razões para justificar a continuidade de Ivan Carlini, por mais dois anos, na presidência da Câmara de Vila Velha.

As qualidades mais elogiadas pelos parlamentares e que mais contribuíram para a decisão do colegiado em favor da reeleição de Ivan, foram: sua experiência administrativa; paciência, carisma e habilidade para promover o diálogo e a união entre as autoridades públicas; sua capacidade de mediar conflitos e buscar o entendimento; sua simplicidade, honestidade e compromisso com as comunidades; seu respeito a todos os parlamentares, às mulheres e às minorias do município; e seu rigor no controle dos gastos públicos.

 

Confira abaixo os discursos dos vereadores que se pronunciaram:


 

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: 
Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Léo Victor
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br