Líder humanista japonês Daisaku Ikeda é homenageado pela CMVV

Na sessão desta segunda-feira (14/05), na Câmara Municipal de Vila Velha (CMVV), o vereador Arnaldinho Borgo (PMDB) homenageou o humanista japonês Daisaku Ikeda, que além de budista, filósofo, poeta, educador e fotógrafo, também é líder de uma das maiores organizações não-governamentais do mundo: a “Soka Gakkai Internacional (SGI)”, que atua na promoção da paz e dos direitos humanos.

Com a aprovação de todos os parlamentares do Legislativo canela-verde, Arnaldinho entregou uma “Moção de Aplauso” ao subcoordenador da Soka Gakkai no Brasil, Waldeni Melo, que representou o mestre Daisaku Ikeda neste ato solene, já que ele (o homenageado) não pôde comparecer, pois tem 90 anos de idade e mora no Japão.

Segundo Arnaldinho, reconhecer a importância do trabalho humanitário realizado pela Soka Gakkai, sob a liderança de Daisaku Ikeda, é uma atitude justa e merecida, uma vez que a entidade contribui diretamente para a disseminação da cultura de paz e não-violência, e também se dedica fortemente à construção de uma sociedade pacífica baseada no respeito ao ser humano, por meio da promoção de ações conscientes que desenvolvem o potencial das pessoas.

“Sob o comenado de Daisaku Ikeda, a Soka Gakkai Internacional progrediu e chegou a alcançar aproximadamente 13 milhões de membros só no Japão, tornando-se a maior organização do gênero naquele país. Para apoiar os esforços da Soka Gakkai, baseados na filosofia budista – e com o intuito de promover a paz, a cultura, a arte e a educação no mundo –, Ikeda fundou várias instituições educacionais e culturais no mundo, desde 1960, quando assumiu o comando da entidade, que atualmente está presente em mais de 200 países”, informou Arnaldinho Borgo.

Em seguida, o subcoordenador da Soka Gakkai no Brasil, Waldeni Melo, usou a palavra para agradecer ao vereador Arnaldinho Borgo e aos demais parlamentares de Vila Velha, pela honraria concedida ao mestre Daisaku Ikeda, e falou sobre a atuação da entidade no pais, onde já funciona há 58 anos e que hoje conta com o trabalho voluntário e anônimo de 60 mil famílias, em 2.500 Núcleos Comunitários espalhados por bairros de centenas de cidades brasileiras.

Em seu discurso, Waldeni Melo fez um histórico sobre a atuação da Soka Gakkai no Brasil e no mundo e sobre a incrível trajetória de Daisaku Ikeda, ao longo de sua luta incansável pela promoção da paz e dos direitos humanos. Ele também apresentou os membros da entidade que prestigiaram a homenagem feita pela Câmara de Vila Velha e, após receber a “Moção de Aplauso”, tirou fotografias ao lado de todos os vereadores do município e dos integrantes de sua equipe.

Acesse o link abaixo e confira, na íntegra, o discurso de Waldeni Melo na CMVV: