Vereadora lamenta ausência de Vila Velha em seleção pública de projetos de promoção da igualdade racial

No encerramento da sessão desta quarta-feira (27/06), a vice-presidente da Câmara de Vila Velha, vereadora Patrícia Crizanto (PMB), fez pronunciamento sobre a luta que vem travando pela implementação de políticas públicas destinadas à promoção da igualdade racial no município.

Em seu discurso, a parlamentar lamentou o fato de a Prefeitura de Vila Velha não ter participado com nenhuma proposta sequer, no chamamento público do Governo Federal, para a seleção de projetos nesta área.

Patrícia Crizanto, que preside a Frente Parlamentar de Defesa e Promoção da Igualdade Racial – criada por ela, na Câmara de Vila Velha, com a participação dos membros Professor Heliosandro Mattos (PR) e Dona Arlete (PSL) – ressaltou a importância desta frente para a cidade, mas demonstrou tristeza com o fato de a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial ter lançado edital para a seleção de projetos nesta área, com a destinação de recursos no valor de R$ 1,2 milhão, e a PMVV ter ficado de fora, devido à falta de condições para preencher alguns requisitos exigidos pelo Edital.

“Infelizmente, a PMVV não pôde participar da seleção pública de projetos, junto à Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, porque não criou, na cidade, a Coordenadoria de Igualdade Racial e nem o Conselho Municipal de Igualdade Racial. Isso impediu o município de participar deste processo, o que me deixou bastante triste, já que outros municípios capixabas se inscreveram", disse ela.

E Patrícia Crizando acrescentou: "Este edital é de extrema relevância, já que também fortalece trabalhos de prevenção à violência contra as mulheres e de enfrentamento ao racismo institucional, além de outras iniciativas nas áreas de Cultura e Saúde. Diante deste quadro, faço um, apelo a todos os meus colegas nesta Casa de Leis, para que somem esforços com a gente e atuem de forma conjunta, para sensibilizar o Poder Executivo a tirar do papel as políticas publicas de igualdade racial em Vila Velha”, salientou a vereadora.

Confira este pronunciamento na íntegra, assistindo o vídeo abaixo: