Prefeito Max Filho reconhece importância de parceria com Legislativo para administrar a cidade

Após a prestação de contas feita pelo vice-governador do Estado, César Colnago, na sessão desta quarta-feira (20/12), na Câmara de Vila Velha, o presidente da Casa, vereador Ivan Carlini, também convidou o prefeito Max Filho para se pronunciar em plenário. Mas ao contrário de Colnago, Max preferiu não fazer um discurso de prestação de contas e, sim, um rápido agradecimento ao apoio que vem recebendo dos vereadores – que aprovaram todos os seus projetos de lei neste primeiro ano de Administração –, e que estão atuando como parceiros da cidade, na busca de solução para seus principais problemas.

“Quero expressar nossa gratidão e reconhecimento pela importante parceria que temos mantido com os parlamentares do município, e pela concórdia e harmonia que nós celebramos ao longo de todo este ano, em prol do trabalho que temos realizado de forma conjunta, em favor da nossa população. Aproveito a oportunidade para desejar um feliz Natal a todos e para fazer votos que 2018 seja um ano muito melhor do que 2017, de mais realizações e avanços em todas as áreas”, disse ele.

E o prefeito prosseguiu: “Este foi um ano muito desafiador, devido à queda de arrecadação nos primeiros meses. Mas neste segundo semestre, a receita da PMVV já começa a reagir. E estamos vendo isso como um prenúncio de que 2018 será um ano de recuperação da economia brasileira, com impacto direto nas finanças públicas de Vila Velha. Estive atento às palavras do nosso vice-governador, quando ele pontuou a situação crítica de alguns outros estados do país, especialmente a do Rio de Janeiro. Conversei recentemente com o prefeito de Porto Alegre (RS), Nelson Marchezan Júnior – que já integrou a bancada federal do PSDB ao nosso lado, na Câmara dos Deputados –, e que relatou vários problemas que tem enfrentado. Lá, a prefeitura não vai pagar o 13º dos servidores, já paralisou o serviço de capina de ruas e agora luta para manter a coleta de lixo na cidade, que está ameaçada devido às dificuldades de pagamento. E ouvindo o drama vivido por esta importante capital brasileira, me senti aliviado por saber que em Vila Velha, apesar de tudo, nós estamos em situação bem melhor do que muitas cidades e capitais do país”.

Max Filho afirmou, ainda, que além dos desafios inerentes ao Poder Público, o primeiro ano de qualquer administração é sempre um período de ajustes, de reorganização, de elaboração de projetos e de adequação ao planejamento orçamentário que foi elaborado pela administração anterior.

“Mas com a casa arrumada, podemos superar todos esses obstáculos. E se hoje Vila Velha está em situação melhor do que muitos outros municípios, e até de algumas capitais pelo Brasil afora, é porque trabalhamos juntos, com os mesmos objetivos, somando esforços. Falando nisso, aproveito o momento para entregar à Câmara o projeto do novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Velha, fruto de um longo trabalho e de muitas contribuições coletivas. Não é um documento perfeito, mas é um projeto completo, que resultou de uma ampla discussão com a nossa sociedade e que certamente será aperfeiçoado pelos vereadores desta Casa de Leis. Assim, deixaremos um legado importante, uma bússola capaz de orientar o crescimento da cidade e o uso do solo urbano nos próximos anos, de forma a nos conduzir rumo à construção da Vila Velha que queremos, um lugar melhor para todos: moradores, turistas e empreendedores”, afirmou o prefeito.

Ao final de seu pronunciamento, o chefe do Poder Executivo agradeceu mais uma vez a parceria e a confiança da Câmara, em sua gestão, e se mostrou grato pelo apoio de todos os parlamentares à sua proposta de redução drástica das famigeradas taxas municipais de publicidade, de funcionamento em horário especial: “Com esse gesto, nossa cidade ficará ainda mais atraente para receber novos investimentos e para, assim, gerar mais empregos e impostos. Muito obrigado a todos!”

Confira o vídeo abaixo e assista na íntegra este pronunciamento feito pelo prefeito Max Filho, na Câmara:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Fotos: Gilberto Ribeiro