Programa “Leite Materno é Vida” deverá garantir segurança alimentar a recém-nascidos

Entrou em pauta na sessão desta quarta-feira (30/05), na Câmara de Vila Velha, o Projeto de Lei nº 171/18, de autoria do vereador Professor Heliosandro Mattos (PR), propondo a criação do programa “Leite Materno é Vida”, que prevê a entrega de leite humano, pelos Bancos de Leite do município, nas residências das mães que precisarem deste benefício para garantirem a alimentação dos bebês, em seus primeiros meses de vida.

Com o acolhimento do plenário, a proposição continuará tramitando nas comissões permanentes do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, nas primeiras semanas do mês de junho.

Heliosandro explica que a intenção de seu projeto é proporcionar melhores meios para a conservação do leite humano, com padrões e regras de segurança alimentar, para que este importante alimento possa ser estocado de forma apropriada e alcance seu propósito, que é o consumo. Segundo ele, a medida também evitará o deslocamento das mães, ou dos responsáveis pelas crianças, na hora de ir aos bancos de leite para retirar o alimento.

“Este é um projeto em favor das crianças de Vila Velha. Ocorre que, devido a problemas diversos que enfrentam diariamente, muitas mães beneficiadas pelos Bancos de Leite da cidade acabam não tendo condições de irem aos locais onde estão cadastradas, para retirarem as doações. Não se trata apenas de questões financeiras, mas também de dificuldades de deslocamento. Diante da situação, as mães não retiram o leite humano e acabam comprando leite em pó para seus bebês, que não é tão saudável”, explicou Heliosandro.

E ele continuou: “O leite materno tem várias vitaminas, sais minerais e propriedades especiais que outros tipos de leite não apresentam, tais como, principalmente, anticorpos e glóbulos brancos. Por isso, nosso objetivo é garantir um leite que proteja os bebês de doenças e infecções, além de outros benefícios para a sua saúde e seu desenvolvimento físico e mental", disse o parlamentar, que também atua na luta em defesa da vida e contra o aborto.

Assista o vídeo abaixo e acompanhe o comentário feito pelo vereador Heliosandro, sobre sua atuação legislativa em defesa do aleitamento materno e sobre o pedido que fez ao plenário, durante a sessão desta quarta-feira, para que os parlamentares dissessem "não" ao parecer emitido pela Comissão de Justiça da Câmara de Vila Velha, que considerou sua proposição ilegal. O pedido foi aceito.

Acesse o link abaixo e confira este projeto na íntegra: