Programa Forças no Esporte recebe homenagem da Câmara em Sessão Solene

Por iniciativa do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB), a Câmara de Vila Velha promoveu, na tarde desta segunda-feira (09/07), uma Sessão Solene em homenagem ao Programa Forças no Esporte (Profesp), desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com apoio da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, e em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

O programa, que realiza atividades esportivas e educativas com crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, nos contra turnos escolares, é de grande importância para a cidade e, por esta razão, conta com total apoio do Legislativo canela-verde.

A cerimônia teve início às 14h30, no pátio da Câmara Municipal, na Prainha, com a participação de mais de 100 jovens integrantes do projeto, no município, que executaram o Hino Nacional e o Hino de Vila Velha ao lado da Banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército.

Em seguida, todos se dirigiram ao plenário, onde aconteceu a Sessão Solene com a presença dos atletas e dos vereadores Arnaldinho Borgo, Bruno Lorenzutti (PODE), Heliosandro Mattos (PR) e Zé do Renascer (PTC), que fizeram a entrega de homenagens aos representantes das Forças Armadas e dirigentes que coordenam o Profesp em Vila Velha.

“Eu acredito que através da educação podemos transformar vidas e libertar pessoas da alienação. E o Programa Forças no Esporte democratiza o acesso, a prática e a cultura do esporte, como fator de socialização e inclusão social. O Profesp promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, promovendo atividades esportivas, educacionais e de lazer.

Além disso, também oferece uma alimentação saudável, reforço escolar, desenvolvimento de habilidades profissionais, ações cívicas e sociais, palestras e campanhas educativas de cidadania. Por isso, este programa merece ser reconhecido e valorizado no município de Vila Velha”, afirmou Arnaldinho Borgo.

Segundo ele, pela grande capilaridade das Forças Armadas, o Profesp está presente em 96 cidades, em todos os estados brasileiros, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. “No total, o programa atende em torno de 23 mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social.