Maternidades deverão se adaptar para atender gestantes com necessidades especiais

Visando proporcionar um serviço médico mais adequado para o atendimento de gestantes com mobilidade reduzida, os vereadores da Câmara de Vila Velha optaram, na sessão desta segunda-feira (11/06), por manter em tramitação regimental o Projeto de Lei nº 2.152/18, de autoria do vereador Mirim Montebeller (PODE), que obriga as maternidades situadas no município a se adaptarem às necessidades de gestantes que sejam usuárias de cadeiras de rodas.

Com o acolhimento do plenário, a matéria agora será apreciada pelas comissões permanentes do Legislativo e assim que receber os respectivos pareceres técnicos, entrará em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Segundo Mirim Montebeller, é necessário que a atenção e o atendimento às gestantes sejam prestados de forma eficiente em todas as unidades de saúde, clínicas e hospitais públicos e particulares que funcionam em Vila Velha.

“Garantir acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de serviços, produtos e informações de seu interesse, mas também respeitar os direitos desta grande parcela da população. Os diversos problemas que os cadeirantes enfrentam no dia a dia e a falta de condições para que possam se locomover requerem providências pontuais por parte do Poder Público. Por isso, nosso projeto é tão importante”, justificou o parlamentar.

E Mirim completou: “Com esta proposição, as gestantes passarão a ter um apoio adicional na rede hospitalar, fazendo com que tenham mais conforto, segurança, tranquilidade e comodidade em seus atendimentos médicos, durante todo o período de gravidez. Portanto, nosso objetivo é assegurar políticas de assistência à saúde e de amparo econômico e social às mulheres, ao longo de sua gestação, reduzindo assim o risco de doenças e de outros agravos. Defendemos o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção da saúde, que é direito da população e dever do Estado", ressaltou.

Conheça este projeto na íntegra, e sua justificativa, acessando o link abaixo: https://sapl.vilavelha.es.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2018/2925/2925_texto_integral.pdf