Projeto que formaliza atividade de guias turísticos na cidade já está em tramitação

Em seu segundo pronunciamento na Câmara de Vila Velha, na sessão desta quarta-feira (14/06), o vereador PM Chico Siqueira (PHS), que há mais de 20 anos também atua como guia turístico, lembrou ao plenário sobre a passagem do “Dia Nacional do Guia Turístico”, que foi comemorado nesta última terça (13), em todo o Brasil. Durante o discurso, o parlamentar  admitiu sua tristeza com o fato de o município de Vila Velha – com tantas praias, lagoas e belezas naturais; com um rico patrimônio histórico, artístico e cultural; com atrações culinárias e folclóricas reconhecidas nacionalmente; e com um calendário de eventos religiosos que chamam a atenção de todo o país – não disponibilizar serviços de informações turísticas para receber seus visitantes:

“Nossa cidade é uma das mais lindas do Brasil, mas infelizmente, quando o turista chega aqui, fica completamente perdido, porque não consegue encontrar um lugar sequer onde possa obter informações turísticas e orientações para aproveitar ao máximo sua estadia no município. Sem oferecer um serviço de atendimento ao turista, a prefeitura deixa nossos visitantes sem saber onde ir, onde se hospedar, onde fazer compras, onde comer e onde se divertir, entre as opções disponíveis em Vila Velha. Por isso, nesta terça-feira (dia 13), protocolamos um projeto nesta Casa de Leis, propondo a formalização dos serviços prestados pelos ‘guias de turismo’  em nosso município. Acredito que, criando oficialmente esta atividade em Vila Velha, poderemos incentivar o desenvolvimento do setor por meio de um atendimento turístico qualificado e de um turismo receptivo eficiente”, defendeu o PM Chico.

Segundo ele, Vila Velha precisa se qualificar para o turismo, que é uma excelente fonte para a geração de empregos e impostos, e uma importante alternativa para movimentar a economia, a cultura, o comércio e as demais atividades do município. “Muita gente não conhece nossas principais referências, não sabe o valor histórico do nosso patrimônio religioso, não conhece nosso Museu Ferroviário, não sabe por que somos chamados de ‘canelas-verdes’, não tem nenhum conhecimento sobre as origens do nosso congo, e não sabe nada sobre a história da Chocolates Garoto.   Então, espero que este projeto –visando justamente corrigir essas falhas, para que nossos visitantes sejam atendidos por guias turísticos especializados e possam saber tudo sobre a nossa história – receba o apoio de todos os meus colegas e seja aprovado”, disse.

DESCASO DO GOVERNO ESTADUAL COM SITUAÇÃO DO HPM

Logo em seguida, o PM Chico Siqueira também se pronunciou sobre o tema “saúde pública”, que havia sido abordado anteriormente pela vereadora Tia Nilma (PRP). Mas ele dirigiu suas criticas ao Governo do Estado, pelo descaso das autoridades com a situação do Hospital da Polícia Militar: “A situação do HPM é grave e a unidade, que foi criada em 1992 para atender ao efetivo militar, na verdade sempre atendeu toda a população, de uma forma geral. Só no ano passado, por exemplo, o hospital realizou quase 40 mil atendimentos e 80% das pessoas atendidas são civis”, informou.

E o PM Chico continuou: “Quando há problemas em outros hospitais, os pacientes acabam sendo encaminhados ao HPM, cuja UTI também encontra-se fechada por falta de médicos. O hospital está abandonado. Sua estrutura está sucateada por falta de manutenção e de investimentos, devido à redução do seu orçamento. Quando o HPM começou a funcionar, a equipe contava com 99 oficiais militares médicos e 260 militares auxiliares, na área de saúde. Mas houve uma redução drástica do efetivo e hoje, o hospital conta com apenas 11 médicos militares. Os quadros efetivos do HPM estão sendo extintos e o atual governador, com as alterações que fez no Plano de Carreira da corporação, acabou com o sonho dos militares do HPM. Quem sonhava chegar a coronel, vai ficar como major. Quem sonhava chegar a sargento, vai continuar soldado”, criticou o parlamentar.

Confira este discurso na íntegra assistindo o vídeo abaixo:

Fotos: Schenilton Carvalho