Pronunciamentos marcam início do ano legislativo de 2019

A primeira sessão de 2019, realizada na tarde desta segunda-feira (04/02), na Câmara de Vila Velha, foi marcada por nove pronunciamentos em plenário. Fizeram uso da palavra, durante os trabalhos, os seguintes parlamentares: Tia Nilma (PRP), PM Chico Siqueira (PHS), Professor Heliosandro Mattos (PR), Patrícia Crizanto (PMB), Anadelso Pereira (DC), Arnaldinho Borgo (MDB), Reginaldo Almeida (PSC) e Bruno Lorenzutti (PODE). O prefeito em exercício, Jorge Carreta, também discursou durante a sessão. Confira, a seguir, o que eles disseram em seus pronunciamentos.

 

APOIO À LITERATURA E AO ESPORTE

A primeira a discursar foi a vereadora Tia Nilma, que reconheceu a importância do trabalho realizado pelo motorista Daildo Magalhães, morador da comunidade de Santa Clara, em Vila Velha, que superou inúmeras limitações devido a um quadro de esquizofrenia e que escreveu seu primeiro livro de poemas e poesias, intitulado “Venho dizer que venci”. Tia Nilma, que pediu apoio às autoridades municipais para que Daildo possa lançar seu segundo livro, também agradeceu a parceria da Escola Aprendizes de Marinheiro (Eames), das secretarias de Educação, de Esportes, de Cultura e de Serviços Urbanos da PMVV, e de vários diretores escolares do município, que permitiu a realização da Taça Nacional Vasco Fernandes Coutinho de Futebol Amador. O evento aconteceu de 20 a 26 de janeiro, em Vila Velha, e reuniu mais de duas mil pessoas, entre atletas de 12 a 17 anos, torcedores e comissões técnicas de 15 equipes, incluindo oito agremiações de fora do Estado. Confira o vídeo:

 

ELOGIOS AO GOVERNADOR E À GUARDA MUNICIPAL

Já o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vila Velha, vereador PM Chico, parabenizou o governador Renato Casagrande (PSB) por ter cumprido a promessa feita durante sua campanha eleitoral, de anistiar os policiais militares que participaram da greve da corporação, em 2017. O vereador fez várias críticas à gestão da segurança pública do Estado, durante o governo Paulo Hartung, e elogiou as operações da Guarda Municipal de Vila Velha, em parceria com a Polícia Militar, para coibir crimes e contravenções que acontecem em diversos bairros da cidade, durante os “Bailes do Mandela”. Depois de lamentar a extinção do Batalhão de Missões Especiais (BME) e da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), PM Chico também criticou o governo Paulo Hartung por alterar a lei que rege a promoção de policiais na carreira militar. Confira o vídeo:

 

CRÍTICAS AO SENADO, MELHORIAS NO PROJETO
PRAIA LEGAL E VALORIZAÇÃO DE GUARDA-VIDAS

 

Em seu discurso na sessão desta segunda-feira (04), o vereador Professor Heliosandro Mattos repudiou, com visível indignação, a sessão realizada dias atrás, para a escolha do novo presidente do Senado Federal, que apesar de possuir 81 parlamentares, registrou 82 votos durante o pleito. O vereador criticou o voto secreto e lembrou ao plenário que a Câmara de Vila Velha foi a primeira casa legislativa municipal do Brasil a extinguir essa prática, no início da década passada. Ainda em seu pronunciamento, Heliosandro agradeceu ao prefeito em exercício, Jorge Carreta, pelo compromisso de discutir melhorias para o projeto “Praia Legal” e elogiou a secretária de Assistência Social da PMVV, Ana Claudia Simões, pela preocupação em oferecer melhores condições de trabalho aos guarda-vidas que atuam no município. O vereador encerrou suas palavras solicitando à Secretaria Municipal de Defesa Social a reinstalação do módulo operacional da Guarda Municipal, que foi retirado da orla de Itapuã. Confira o vídeo:

 

APOIO AO ESPORTE E REABERTURA
DA DELEGACIA DE SÃO TORQUATO

 

A vereadora Patrícia Crizanto usou a palavra durante a sessão desta segunda-feira (04), na Câmara de Vila Velha, para falar da necessidade de o município garantir mais apoio ao esporte e aos atletas da cidade, abraçando o programa “Bolsa Atleta”, que vem sendo implementado pelo Governo do Estado. Ela parabenizou os representantes de Vila Velha que têm se destacado nas competições estaduais, nacionais e internacionais e destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social. Patrícia também agradeceu ao colega PM Chico Siqueira, e a todos os demais parlamentares da Casa, pela contribuição de todos na luta pela reabertura da Delegacia de São Torquato, que irá atender a mais de 15 comunidades da região.  Em aparte, o PM Chico voltou a cobrar a realização de concurso público para delegados de Polícia Civil. Confira o vídeo:

  

NOVO TERMINAL DE ITAPARICA E USO
DE DRONES PELA GUARDA MUNICIPAL

 

Por sua vez, o vereador Anadelso Pereira usou a palavra para elogiar e agradecer ao governador do Estado, Renato Casagrande, que em menos de um mês de mandato já está resolvendo os problemas do Terminal de Itaparica. Segundo Anadelso, enquanto o governo Paulo Hartung sequer deu retorno ao seu pedido para a reforma do terminal, feito em agosto do ano passado, o atual governo já iniciou a retirada da estrutura danificada e concluirá o projeto de construção do novo Terminal de Itaparica no próximo mês de março. O vereador encerrou sua fala solicitando ao prefeito em exercício, Jorge Carreta, que sancione o projeto de lei de sua autoria, aprovado pela Câmara no final de 2018, visando ao uso de drones pela Guarda Municipal, para a fiscalização das praias e dos pontos de tráfico de drogas na cidade. Confira o vídeo:

 

MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA GUARDA-VIDAS
E INSTALAÇÃO DE ACADEMIA POPULAR EM PONTA DA FRUTA

 

Aproveitando a presença do prefeito em exercício, Jorge Carreta, e de boa parte do secretariado municipal, na sessão desta segunda-feira (04), na Câmara de Vila Velha, o vereador Arnaldinho Borgo solicitou ao Poder Executivo que promova um diálogo mais amplo com a categoria dos guarda-vidas, na tentativa de melhorar suas condições de trabalho. Arnaldinho também criticou a falta de um número maior de guarda-vidas no município e apontou diversas precariedades que dificultam a atuação desses profissionais, cuja missão é salvar vidas. O vereador lamentou, ainda, a situação desumana enfrentada por esses servidores, em sua longa jornada de trabalho, e fez um apelo à Administração para que melhore os salários da categoria e ofereça os equipamentos necessários e melhor estrutura. No final de seu pronunciamento, Arnaldinho pediu ao secretário de Esporte da PMVV, Luiz Felipe Azevedo, que agilize a implantação da Academia Popular de Ponta da Fruta, antes que os equipamentos disponibilizados pelo Governo do Estado se deteriorem. Confira o vídeo:

 

 

EXPECTATIVA DE DIAS MELHORES, REFORMA
POLÍTICA E TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

 

Com uma mensagem de otimismo e de esperança em dias melhores para o povo canela-verde, capixaba e brasileiro – a partir dos novos governos estadual e federal, e dos novos deputados e senadores –, o vereador Reginaldo Almeida fez um discurso positivo na sessão desta segunda-feira (04), na Câmara de Vila Velha. Além de desejar aos colegas um ano legislativo profícuo, produtivo e propositivo, com resultados cada vez melhores para a sociedade, ele também defendeu a realização de uma profunda reforma política e eleitoral no país. Almeida encerrou seu pronunciamento expressando todo o seu pesar pela tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), que ceifou centenas de vidas, e pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas. Confira o vídeo: 

    

 

PARCERIA COM VEREADORES E
NEGOCIAÇÃO COM GUARDA-VIDAS

No final da primeira sessão legislativa de 2019, realizada pela Câmara de Vila Velha, nesta segunda-feira (04/02), o prefeito em exercício, Jorge Carreta – representando o prefeito Max Filho, que está em viagem e retorna nesta terça (05) – fez um discurso de agradecimento a todos os 17 vereadores da Casa, pela importante parceria com o Poder Executivo, visando buscar soluções para os graves e históricos problemas da cidade. Ele reconheceu a importância do trabalho de cada parlamentar para a construção de uma Vila Velha melhor e também se posicionou em relação às reivindicações em favor dos guarda-vidas. Carreta admitiu que a PMVV foi pega de surpresa pela paralisação dos guarda-vidas de Vila Velha e lembrou que ainda no primeiro mês da atual Administração, vários representantes da categoria foram ouvidos para discutir suas prioridades e alguns avanços foram obtidos.

Segundo o prefeito em exercício, Vila Velha conta hoje com um efetivo de 100 guarda-vidas durante o verão, mas na baixa estação, este número é reduzido. “Mas atendemos ao pedido da categoria e mantivemos o efetivo completo durante o ano todo, também nos meses de inverno. Outra solicitação dos guarda-vidas que nós atendemos foi a alteração da lei para permitir que os profissionais com mais de 24 meses de trabalho pudessem renovar seus contratos com a PMVV. Também atendemos à reivindicação dos guarda-vidas por melhores condições de trabalho, no que diz respeito à aquisição de materiais, de uniformes, de novos equipamentos e de protetor solar”, informou ele.

Carreta também fez um resumo sobre as negociações que a PMVV deverá manter com uma comissão representativa indicada pelos próprios guarda-vidas, com a participação de representantes do Poder Executivo. “A pauta de reivindicações da categoria tem nove itens, dos quais, seis já foram negociados. Não fizemos promessas, mas assumimos o compromisso de avançar na discussão com os guarda-vidas, que prestam serviços essenciais e de elevada importância para a população e os turistas. E a partir do diálogo entre a Administração e a comissão dos guarda-vidas, certamente conseguiremos chegar a um acordo, assim como faremos com os usuários do projeto Praia Legal. Nosso objetivo é manter um canal de diálogo permanentemente aberto com os servidores, para garantirmos melhor qualidade aos serviços públicos municipais. E para esta missão, esperamos continuar contando com a contribuição desta Casa de Leis”, ressaltou ele. Confira o vídeo:

 

CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO
DE EFETIVO FIXO DE GUARDA-VIDAS

No encerramento da sessão desta segunda-feira (04), na Câmara de Vila Velha, o vereador Bruno Lorenzutti usou a palavra para fazer algumas considerações acerca do que foi dito pelo prefeito em exercício, Jorge Carreta, sobre os guarda-vidas do município. Segundo ele, desde o ano passado, no início da atual Administração, o Legislativo vem sendo procurado pela categoria, em busca de apoio para as negociações com a PMVV. Bruno afirmou que, por se tratar de servidores que trabalham diretamente para proteger a vida das pessoas que freqüentam as praias e lagoas da cidade, esses profissionais merecem maior valorização. “Como é uma categoria muito sacrificada e importante, a prefeitura deveria promover concurso público para a formação de um efetivo básico, fixo, que possa permanecer em atuação durante a baixa estação e ser reforçado por meio de contratações temporárias, sempre que isso for necessário”, sugeriu ele. Confira o vídeo:

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Jornalista responsável: 
Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Rayssa Rocha
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br