Secretária de Ação Social da PMVV presta contas na Câmara


A secretária de Assistência Social da PMVV, Ana Cláudia Simões Lima, prestou contas sobre os primeiros 150 dias de sua gestão à frente da pasta (Semas), durante a sessão desta quarta-feira (31/05), na Câmara de Vila Velha. Lideranças comunitárias das cinco regiões da cidade estiveram presentes ao ato, que também contou com a participação dos vereadores. Em sua apresentação, Ana Cláudia expôs um relatório sobre as atividades e ações realizadas pela Semas, desde que assumiu o cargo, no dia 02 de janeiro, até a presente data.

DIAGNÓSTICO DO SETOR - "Nos dois primeiros meses de nosso trabalho, realizamos um diagnóstico completo sobre tudo o que precisava ser feito e também sobre o que deveria ter continuidade na Secretaria Municipal de Assistência Social. E a partir de março, iniciamos a implementação das melhorias necessárias ao trabalho e aos serviços prestados pela nossa pasta. Toda a equipe da Semas se envolveu, direta ou indiretamente, neste esforço integrado. Por isso, conseguimos produzir um relatório detalhado sobre as atividades que realizamos neste início da atual Administração", afirmou a secretária. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS - Em sua prestação de contas na Câmara de Vila Velha, Ana Cláudia informou que nos 18 prédios que fazem parte da gestão direta da Semas, foram detectados 134 tipos de problemas diferentes, de ordem jurídica e administrativa, relacionados principalmente à contratação de serviços terceirizados. "Ao todo, 68 problemas levantados estavam relacionados apenas à contratação de serviços considerados essenciais ao bom atendimento social oferecido à população de Vila Velha. São situações que vinham se prolongando desde 2009 e que só agora estamos conseguindo solucionar, com muito trabalho", ressaltou a titular da Secretaria de Assistência Social.

 

DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

 

 

Segundo Ana Cláudia, a Semas conta com um orçamento recorde de R$ 210 mil por mês, para garantir a continuidade dos serviços sociais prestados à população do município. A secretária informou que os setores de Infraestrutura e Gestão de Contratos e Licitações também ganharam gerentes especializados em suas respectivas áreas de atuação, fato que ela disse não ter ocorrido em gestões anteriores.

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES - "Procuramos reforçar as equipes de atendimento que compõem a Semas. O Serviço Especializado em Abordagem Social, por exemplo, dobrou o número de servidores em sua equipe. Eram apenas sete servidores e, hoje, temos 14 técnicos realizando diariamente este trabalho. A Casa Lar Feminina de Novo México conta, atualmente, com 19 profissionais para cuidar das crianças e adolescentes atendidas pela instituição", disse Ana Cláudia.

A secretária detalhou, ainda, o processo de capacitação dos servidores que atuam na Semas. “Já realizamos um total de 47 reuniões com esta finalidade, sendo que 13 delas foram inéditas em Vila Velha. A Semas também capacitou secretários de Assistência Social de inúmeros municípios capixabas, durante a última reunião do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), realizada em Vitória, no dia 10 de maio. E apesar de todas as dificuldades, estamos trabalhando ativamente para a reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que não funciona em Vila Velha desde 2012", concluiu a secretária Ana Cláudia Simões Lima.

Confira, na íntegra, a prestação de contas da titular da Semas, assistindo o vídeo abaixo:


 

VEREADORES APRESENTAM CRÍTICAS E QUESTIONAMENTOS

 

 

Após a prestação de contas feita pela secretária municipal de Assistência Social, Ana Claudia Simões Lima, durante a sessão desta quarta-feira (31), na Câmara de Vila Velha, os vereadores Arnaldinho Borgo (PMDB) e Tia Nilma (PRP) usaram a palavra para manifestar suas críticas em relação à gestão da pasta e para cobrar soluções para os problemas apontados. Os parlamentares também apresentaram questionamentos pontuais acerca de vários assuntos pertinentes às atribuições e aos serviços públicos de responsabilidade da Semas que, segundo eles, precisam melhorar.


 

O vereador Arnaldinho Borgo, que foi secretário de Assistência Social da PMVV durante 11 meses da gestão do ex-prefeito Rodney Miranda (DEM), rebateu algumas informações repassadas pela secretária Ana Claudia, a respeito de falhas que, segundo ela, foram deixadas por administrações anteriores. Em sua fala, o vereador apresentou os principais avanços obtidos pelo seu trabalho à frente da Semas; fez vários contrapontos aos argumentos apresentados pela secretária; perguntou a ela sobre o número de servidores efetivos que fazem parte de sua equipe (como psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, entre outros), sobre o número de veículos em operação para atender aos serviços e ações da Semas, e sobre os projetos que estão em funcionamento, atualmente.

Arnaldinho perguntou, ainda, como estão funcionando os projetos “Praia Legal”e “Coral Legal”; como está o atendimento às pessoas com deficiência e idosos; e se a Semas vai mesmo retirar os Conselhos Tutelares dos imóveis que ocupam atualmente, para acomodá-los nas dependências dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ele também fez questionamentos sobre o abrigamento de crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 18 anos incompletos; e sobre a estrutura do Palácio dos Conselhos.

Por fim, o vereador quis saber por que a instalação do CRAS de Morada da Barra – cuja Ordem de Serviço foi dada por ele, na gestão anterior – se encontra parada até hoje;  por que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Jabaeté (CREAS), que ele deixou montado em sua gestão na Semas, ainda continua fechado; por que a PMVV não renovou seu convênio com a Fraternidade Oração; e qual o orçamento da Semas para manter suas atividades em todos os níveis.


 

Já a vereadora Tia Nilma quis saber por que a Semas mantém o serviço de abordagem de rua apenas até às 20 horas; por que a secretaria juntou menores infratores com pessoas acamadas e crianças recém-nascidas e suas mães, num mesmo espaço (a Casa Lar); e quais os serviços que existem em funcionamento, atualmente, para acolher idosos, dependentes químicos, pessoas em situação de rua e cidadãos com transtornos mentais. Ela encerrou sua participação perguntando quando os cinco Conselhos Tutelares que existem em Vila Velha poderão contar com a estrutura necessária, com melhores condições de trabalho e com material de consumo para manter seu regular funcionamento. Assista o vídeo abaixo e acompanhe esses questionamentos:

 

 

TITULAR DA SEMAS RECEBE APOIO DO PLENÁRIO

PARA SUPERAR PROBLEMAS E DIFICULDADES DO SETOR

 


Ainda durante a participação da secretária municipal de Assistência Social, Ana Claudia Simões Lima, na sessão desta quarta-feira (31/05), na Câmara de Vila Velha, vários parlamentares pediram a palavra para manifestar apoio ao trabalho que ela vem realizando na cidade, apesar das limitações orçamentárias, dos problemas enfrentados e das necessidades estruturais que ainda prejudicam a prestação de serviços assistenciais prioritários para o amparo das famílias de baixa renda e dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social no município.

Apesar de o clima ter esquentado em plenário, devido ao tom inicial das críticas, dos questionamentos e das cobranças de Arnaldinho Borgo (PMDB) e de Tia Nilma (PRP), nove vereadores se pronunciaram em apoio à titular da Semas. Foram eles: PM Chico Siqueira (PHS), Bruno Lorenzutti (PTN), Osvaldo Maturano (PRB), Ivan Carlini (DEM), Heliosandro Mattos (PR), Rogério Cardoso (DEM), Anadelso Pereira (PSDC), Patrícia Crizanto (PMB) e Ricardo Chiabai (PPS). Todos demonstraram preocupação com a realidade orçamentária do município e com as dificuldades que ainda impedem o Poder Público de atender todas as demandas da população, na área social. Assista o vídeo abaixo e confira o que cada parlamentar disse, sobre os temas abordados:

 

 

ANA CLAUDIA RESPONDE QUESTIONAMENTOS E

REFORÇA PARCERIA DE TRABALHO COM A CÂMARA

 

 

Demonstrando gratidão pela compreensão acerca das dificuldades e dos problemas que tem enfrentado, e principalmente pelo voto de confiança recebido dos vereadores da Câmara de Vila Velha, em apoio ao seu trabalho, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Claudia Simões Lima, voltou a discursar no final da sessão desta quarta-feira (31), para responder aos questionamentos que foram feitos em plenário, após a sua prestação de contas.

Mesmo sem conseguir responder verbalmente todas as perguntas feitas, no curto tempo que ainda dispunha para se pronunciar aos vereadores, a secretária tentou repassar as informações mais importantes e se comprometeu em enviar por escrito as respostas que ficaram faltando. De forma cordial, ela prestou os principais esclarecimentos e se colocou à disposição para continuar atendendo aos parlamentares do município, nas suas demandas em defesa das comunidades mais carentes, e também no acolhimento social de pessoas que dependem exclusivamente dos serviços públicos.

Logo depois, o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini, e vários vereadores, promoveram intervenções “diplomáticas” e, assim, conseguiram encerrar a visita da secretária Ana Claudia de forma propositiva, pacífica e em clima de cooperação mútua. Todos se colocaram inteiramente à disposição, naquilo que for pertinente às suas prerrogativas parlamentares, para ajudar a Secretaria de Assistência Social da PMVV a funcionar da melhor forma possível, dentro da atual realidade do município.


 

E no final da sessão, como um gesto positivo que refletiu sua maturidade política e sua capacidade de trabalhar de forma conjunta, em prol das causas coletivas, o vereador Arnaldinho Borgo deu um fraternal abraço na secretária, expressando também o seu voto de confiança. “Se todos trabalharmos juntos, com os mesmos objetivos, para beneficiar o povo, certamente conseguiremos melhores resultados”, comentou ele. Assista o vídeo abaixo e acompanhe as respostas da secretária Ana Claudia e a celebração do clima de paz e parceria entre ela e todos os parlamentares de Vila Velha:

 

 

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: 
Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Schenilton Carvalho
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@cmvv.es.gov.br