Vila Velha pode ter sistema de monitoramento de inundações

Na sessão desta quarta-feira (09/05), a Câmara de Vila Velha discutiu o Projeto de Lei nº 2.218/18, de autoria do vereador Osvaldo Maturano (PRB), obrigando a Administração Pública a implantar o "Sistema de Monitoramento de Inundações", abrangendo todas as bacias hidrográficas do município. A matéria agora será avaliada pelas comissões permanentes do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, ainda neste mês de maio.

De acordo com Maturano, devido às ocorrências de chuvas cada vez mais irregulares, abruptas e intensas, é preciso garantir a segurança dos moradores de Vila Velha de forma preventiva. “Até hoje, as administrações municipais não deram a devida atenção a este assunto, com a mesma abrangência e efetividade da drenagem urbana na cidade, definida no Plano Diretor Municipal de Drenagem Urbana Sustentável (PDDUS)", comentou.

E o vereador acrescentou: "É essencial implementarmos um trabalho integrado, junto com o Centro de Operações, para acompanharmos a situação dos alagamentos na cidade em tempo reaç. Isso pode ser feito por meio de imagens de videomonitoramento e de dados sobre o volume, a velocidade e o nível das águas em cada região. Também consideramos como prioridade, neste contexto, a emissão de alertas antecipados em razão da potencial ocorrência de inundações em Vila Velha”, explicou ele.

Osvaldo Maturano chamou atenção, ainda, para a importância de orientar as comunidades locais a adotarem comportamentos adequados de prevenção e de resposta em situações de desastres naturais. “O que buscamos com esta proposição é reduzir os riscos de morte e os agravos à saúde pública, decorrentes de inundações. Também visamos proporcionar maior agilidade no socorro e na assistência aos moradores atingidos, dar continuidade e ampliar as ações de proteção da Defesa Civil e reduzir os danos e prejuízos que as inundações causam ao patrimônio público e privado”, salientou o parlamentar.

Conheça este projeto na íntegra, e sua justificativa, acessando o link abaixo: