Projeto de Heliosandro institui "Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada"

Os vereadores da Câmara de Vila Velha decidiram, na sessão desta quarta-feira (06/06), manter em tramitação regimental, para análise das comissões permanentes da Casa, o Projeto de Lei nº 1.917/18, de autoria do vereador Professor Heliosandro Mattos (PR), que institui a "Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada". Tão logo receba os devidos pareceres técnicos das comissões, a matéria entrará em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, o que deverá acontecer nas próximas sessões da Casa.

De acordo com Heliosandro, as ações de saúde que viabilizarão a política municipal que está propondo, serão desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio de especialistas, e terá como objetivo oferecer às pessoas hospitalizadas tratamento de saúde bucal adequado às suas necessidades.

Segundo o vereador, esse cuidado deve ser voltado principalmente para os pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI's), que precisam receber atenção especial e contínua, enquanto estiverem internados. "Essa atenção não pode se limitar apenas à saúde bucal e deve incluir também cuidados com os demais órgãos e sistemas, que podem sofrer alguma deterioração prejudicial à recuperação dos pacientes, durante o período de internação", explicou.

E Heliosandro completou: “O tratamento odontológico e a higiene bucal devem constar entre os parâmetros de cuidados nas Unidades de Terapia Intensiva, devido à inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião-dentista fazendo parte das equipes multiprofissionais das UTI's. E isso é inadmissível, já que o atendimento odontológico ao paciente crítico também contribui para a prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, como a pneumonia nosocomial, por exemplo, que é uma das principais infecções em pacientes de UTI, favorecidas por microrganismos que proliferam na orofaringe”, ressaltou ele. 

Confira este projeto na íntegra acessando o link abaixo:
https://sapl.vilavelha.es.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2018/2875/2875_texto_integral.pdf

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: 
Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Léo Victor
Tel.: 
(27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br