Tia Nilma elogia Bike Vila Velha e cobra construção de ciclovias em bairros da periferia

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (12/03), na Câmara de Vila Velha, a vereadora Tia Nilma (PRP) fez um elogio público à iniciativa do colega Bruno Lorenzutti (PODE), que criou o sistema “Bike Vila Velha”, inaugurado na semana passada e que está disponibilizando o compartilhamento de 200 bicicletas, em 20 estações de locação espalhadas pela cidade, para uso da população.

No entanto, ao ressaltar a importância do serviço, Tia Nilma criticou a PMVV pela falta de ciclovias em várias regiões do município, sobretudo nos bairros da periferia, onde os moradores enfrentam diversos problemas de locomoção e utilizam a bicicleta como meio de transporte.

“O sistema Bike Vila Velha é operado por uma empresa especializada, que venceu a licitação e que está explorando este serviço, mas ainda não sabemos qual será sua contrapartida ou contribuição para o município, no que se refere à construção de novas ciclovias, principalmente nos bairros populosos, situados na periferia”.

Ainda para demonstrar sua preocupação, Tia Nilma usou o telão do plenário e exibiu um vídeo que gravou na Avenida São Gabriel da Palha, em Vale Encantado, para mostrar a situação dos moradores locais que usam bicicletas diariamente e que são obrigados a se exporem ao risco de trafegar por uma via perigosa, de intenso tráfego de veículos, por falta de acostamentos e de ciclofaixas.

“Apresentamos uma indicação à PMVV, em fevereiro do ano passado, reivindicando a construção de ciclofaixas na Avenida São Gabriel da Palha e nas avenidas Guaraná e Águia Branca – devido ao elevado número de acidentes e atropelamentos –, mas até hoje não recebemos nenhuma resposta. Isso não nos desanima. Pelo contrário, vamos intensificar nossos pedidos e mobilizar as comunidades de Jardim do Vale, Santa Clara, Rio Marinho, Cobilândia, Jardim Marilândia e Vale Encantado, para que a Administração construa ciclovias nesses bairros, onde a bicicleta é o principal meio de transporte usado pelos moradores para irem trabalhar, levar os filhos na escola, irem ao médico, ao supermercado, enfim. Se for preciso, vamos às ruas clamar por essas obras”, ressaltou Tia Nilma.

Em aparte, o vereador PM Chico Siqueira (PHS) também fez questão de parabenizar o colega Bruno Lorenzutti por suas inúmeras conquistas em favor da sociedade canela-verde e, em um rápido pronunciamento, fez um registro especial para destacar o projeto “Bike Vila Velha”, que já está funcionando na cidade: “O compartilhamento de bicicletas, realmente, é um serviço de grande serventia para nossa população. É fácil, barato e de muita utilidade. Eu mesmo já fiz um plano anual, para usar a bike durante o ano inteiro. Por isso, quero encerrar minhas palavras parabenizando o vereador Bruno Lorenzutti pelo projeto, e a PMVV, pela sua implantação”, disse ele.

Na seqüência, o vereador Bruno Lorenzutti – autor do projeto que criou o sistema “Bike Vila Velha” – pediu a palavra para agradecer o apoio unânime que recebeu dos demais parlamentares do município, quando da aprovação de sua proposição, e disse entender claramente a preocupação demonstrada por Tia Nilma, acerca da necessidade de a atual Administração ampliar a rede cicloviária de Vila Velha, para atender às comunidades mais populosas, localizadas em bairros de pouca infraestrutura.

“Todos sabemos da necessidade de se construir novas ciclovias, até mesmo para melhorar a mobilidade urbana e integrar as regiões da cidade. Mas este é um processo gradual, que não acontece de uma só vez, ao mesmo tempo, em todas as regiões de Vila Velha. O sistema de compartilhamento de bicicletas é um importante propulsor no início deste processo de ampliação, que certamente será fomentado a partir de agora. Inicialmente, foram priorizados locais de maior circulação de pessoas, mas já estamos trabalhando em parceria com a prefeitura para a elaboração de um plano municipal de mobilidade urbana, em nível macro, que seja capaz de abranger todas as cinco regiões do município com obras de extensão da rede cicloviária”, pontuou Lorenzutti.

Assista o vídeo abaixo e  acompanhe esses pronunciamentos na íntegra:

Fotos: Gilberto Ribeiro