Valdir quer garantir cotas de vagas para alunos municipais em estágios oferecidos por empresas beneficiadas pela PMVV

Na sessão desta segunda-feira (12/03), a Câmara de Vila Velha decidiu manter em tramitação, para análise em suas comissões permanentes, o Projeto de Lei nº 875/17, de autoria do vereador Valdir do Restaurante (Avante), que estabelece cotas de estágios em empresas e consórcios empresariais ou industriais que recebam incentivos fiscais do município.

A proposição – determinando que no mínimo 50% das vagas de estágio desses empreendimentos sejam destinadas a estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas da rede pública – só entrará ema pauta novamente, em segunda discussão, após receber os devidos pareceres técnicos.

Segundo Valdir do Restaurante, o estágio é um processo de aprendizagem indispensável a quem deseja se preparar para enfrentar os desafios de uma carreira profissional. “O estágio oferece aos estudantes a oportunidade de assimilar a teoria e a prática ao mesmo tempo, aprendendo assim as peculiaridades da sua profissão, bem como a realidade do seu dia-a-dia”, justificou.

De acordo com o parlamentar, à medida em que o aluno tiver contato com as tarefas que seu estágio lhe proporcionará, começará imediatamente a absorver tudo o que lhe for ensinado, até mesmo aquilo que ainda vai aprender teoricamente. “O estágio constitui o primeiro passo para a inserção no mercado de trabalho, e o comportamento do estudante durante este período será fundamental para delinear o tipo de profissional que ele será no futuro”, ressaltou ele.

Valdir do Restaurante encerrou esclarecendo, ainda, que seu projeto beneficiará diretamente os alunos do Ensino Médio, garantindo a eles 50% das vagas de estágio oferecidas por empresas ou consórcios que tenham recebido incentivo ou isenção fiscal por parte da Prefeitura de Vila Velha: “Além da importância de garantir esses espaços aos alunos, estamos adicionado mais um item na contrapartida social das empresas que desfrutam de isenções fiscais e de incentivos concedidos pelo município, para que elas possam participar ativamente da formação da nossa mão de obra”, informou.

Conheça este projeto na íntegra acessando o link abaixo:

Fotos: Gilberto Ribeiro