Vereadores destacam bons resultados do trabalho da PMES em Vila Velha

 

Após a prestação de contas do comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sebastião Biato Filho – feita durante a sessão desta quarta-feira (18/10), a convite do vereador PM Chico Siqueira –, diversos parlamentares da Câmara de Vila Velha expressaram seu reconhecimento aos bons serviços prestados pela corporação, à população da cidade. Confira o resumo do que eles disseram:

PM Chico Siqueira (PHS) – “Antes de mais nada, quero agradecer a presença do comandante do 4º BPM nesta Casa de Leis e dizer que, por já ter trabalhado sob o seu comando – quando eu  era 3º sargento e ele era tenente –, conheço bem suas credenciais profissionais e sei do grande amor que o Cel. Biato tem por Vila Velha.

Mesmo tendo assumido o 4º Batalhão em um momento de crise, a escolha do Cel. Biato para o comando da PM em Vila Velha foi a mais acertada, pois a corporação estava desmotivada, precisando de um líder capaz de resgatar sua moral e sua autoestima. E  isso realmente aconteceu e vem contribuindo diretamente para a realização de um trabalho com resultados cada vez mais significativos para a segurança pública em nosso município. Parabéns!”

Anadelso Pereira (PSDC) – “Inicialmente, quero parabenizar o importante trabalho realizado pelo 4º Batalhão e agradecer a atenção que a PMES tem dispensado à população do município, e à esta Casa, sob o comando do Cel. Biato. Também quero registrar que o Cel. Biato, inclusive, vem participando de várias atividades, reuniões e debates promovidos pela Câmara, no debate de ações e projetos visando à melhoria da segurança pública em Vila Velha. E esta prestação de contas sobre o que a PM tem feito em nossa cidade, ao longo deste ano, mostra resultados muito positivos, que podem ser comprovados pela redução dos índices de criminalidade e violência na cidade. A gente tem visto a PM presente nos bairros, se aproximando das comunidades, realizando operações, e isso se deve a um bom comando e à motivação da corporação para continuar defendendo os cidadãos de bem. Parabéns!”

  

Arnaldinho Borgo (PMDB) – “Primeiro, quero agradecer o vereador PM Chico por esta iniciativa e também por sua dedicação para aproximar a PMES das comunidades de Vila Velha, por meio da reativação dos Conselhos Interativos de Segurança. E quero parabenizar o comandante Sebastião Biato Filho – e todos os seus subordinados, no 4º BPM – pelo trabalho competente que vem realizando, para reduzir a violência e a criminalidade em nossa cidade. Mas aproveito esta oportunidade para fazer uma pergunta: por que a PM não se faz mais presente no módulo do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), localizado na esquina das avenidas Champagnat e Jerônimo Monteiro, no Centro?”

Em resposta ao vereador Arnaldinho, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Cel. Biato, disse que a situação é temporária, devido a um problema relacionado à documentação do imóvel onde o SAC funcionava: “Em reunião realizada alguns meses atrás, com a participação de  moradores do Centro e de representantes da PMVV, ficou acertado que a própria Administração se encarregaria de tomar ciência sobre o problema e viabilizar uma solução. Se o município achar viável o uso daquele imóvel pela PM, para manter o SAC do Centro, isso com certeza vai acontecer”.

Ricardo Chiabai (PPS) – “Também quero cumprimentar o vereador PM Chico Siqueira, pela iniciativa desta Tribuna Livre, e parabenizar o comandante Sebastião Biato Filho pela redução dos índices de violência e criminalidade em Vila Velha, por meio do competente trabalho do 4º Batalhão e das Companhias Independentes da PM em nossa cidade. E fico muito feliz por ter proposto e aprovado nesta Casa, por unanimidade, a criação da Comissão Permanente de Segurança Pública, que não existia na Câmara até a legislatura passada e que hoje exerce suas prerrogativas de forma diligente e atuante, sob a presidência do colega PM Chico. E finalizo minhas palavras afirmando que, mesmo com os problemas que ainda existem na área de segurança, uma das características do comandante Biato é estar sempre presente em todas as reuniões, debates e agendas de trabalho que envolvem discussões sobre segurança em Vila Velha. Ele não manda representantes e isso merece nosso reconhecimento. Parabéns!”

Patrícia Crizanto (PMB) – “Faço minhas as palavras dos meus colegas vereadores, sobre a importância desta Tribuna Livre promovida pelo colega PM Chico Siqueira, e parabenizo, com grande orgulho, o trabalho do Cel. Sebastião Biato Filho à frente do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Vila Velha. O esforço da Comissão de Segurança da Câmara, presidida pelo PM Chico, e a parceria do município com o 4º BPM, comandado pelo Cel. Biato, vêm aproximando cada vez mais a polícia das comunidades. E isso merece nosso reconhecimento. Mas quero aproveitar a presença do Cel. Biato nesta Casa para pedir seu apoio na luta pela reabertura da Delegacia de Polícia de São Torquato. Peço a ele, inclusive, que viabilize a autorização do Comando Geral da Polícia Militar e do próprio Governo do Estado, para que a PM ocupe o espaço da antiga delegacia do bairro. Esta é uma reivindicação dos moradores e comerciantes locais, que certamente se sentirão bem mais seguros e protegidos, caso esta solicitação seja atendida”.

Tia Nilma (PRP) – “Em nome da Câmara de Vila Velha e do presidente da nossa Comissão de Segurança, vereador PM Chico Siqueira, quero agradecer a presença do comandante do 4º Batalhão, Coronel Biato, e de todos os oficiais que o acompanham nesta sessão. Também quero parabenizar a Polícia Militar pela atuação nas comunidades e pela participação em todas as reuniões e discussões públicas sobre a segurança. Este envolvimento com as demandas da população e este comprometimento da corporação com a proteção dos cidadãos são dignos de todo o nosso reconhecimento. O Governo do Estado deveria valorizar mais o trabalho da polícia, porque esses homens e mulheres honram suas fardas, colocam suas vidas em risco e não se omitem em suas responsabilidades no enfrentamento à violência e ao crime, em defesa da nossa população”.

Confira, no vídeo abaixo, os depoimentos dos vereadores sobre o 4º BPM:

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Jornalista: Kárita Iana
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos: Gilberto Ribeiro
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br