Reunião temática do PDM sobre “Hidrologia” é transferida para dia 19

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), da Câmara de Vila Velha, informa que a quarta reunião temática de discussão do projeto, que seria realizada na noite de quinta-feira (12/04), sobre “Hidrologia e Assuntos Correlatos”, foi transferida para o próximo dia 19 (quinta-feira da semana que vem).. Já a reunião que estava agendada para o próximo dia 19 – sobre o tema “Uso do Solo em Áreas de Risco” – passou para o dia 24. Todos os eventos são abertos ao público e começam sempre às 19 horas, no plenário do Legislativo, na Prainha.

O presidente da Comissão Especial, vereador Rogério Cardoso (DEM), justificou as razões da alteração no cronograma de atividades do grupo, explicando que, devido a um vazamento na tubulação de gás, durante obras de reforma em uma cozinha, no apartamento vizinho ao do relator Heliosandro Mattos (PR), houve uma explosão que deixou vítimas com graves ferimentos e colocou em risco a segurança de todos os moradores do prédio, situado em Itapuã, o que gerou grande transtorno e deixou 76 famílias desabrigadas.

Consternado pelo ocorrido – e ainda tendo que prestar assistência especial à sua família, neste momento de caos, estresse, insegurança e medo que se instalou no edifício, após o barulho e os estragos da explosão – Heliosandro solicitou a transferência da reunião do dia, para que possa continuar presente e atuante, mediando, coordenando e encaminhando os trabalhos, como vem fazendo durante todos os eventos. E como neste dia trágico (12/04), ele não poderia comparece à reunião, até mesmo em atenção aos seus dois filhos menores e à necessidade de ajudar a resolver a situação dos moradores do seu prédio, seu pedido foi aceito e a agenda foi transferida.

“Em solidariedade às famílias desabrigadas, inclusive a do nosso relator Heliosandro Mattos, decidimos alterar as datas para permitir que ele continue participando de toda a agenda. Agradecemos a compreensão de todos e até a próxima semana”, disse o presidente Rogério Cardoso.

CRONOGRAMA - REVISÃO DO PDM

A primeira reunião da Comissão Especial aconteceu no dia 03 de abril, sobre o tema “Cidades Inteligentes e Economia Criativa”, evento em que os participantes indicaram a criação de um Parque Tecnológico em Vila Velha.

No segundo encontro (em  05 de abril,- sobre o tema “Mobilidade Urbana”), os participantes sugeriram a inclusão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana - que está sendo elaborado pela PMVV - no projeto de revisão do PDM.

Já na terceira reunião temática, realizada na última terça-feira (10/04), o assunto em discussão foi “Procedimentos e Tabelas”. Na oportunidade, a principal solicitação dos participantes foi a inclusão da tabela de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no projeto do PDM, nos mesmos moldes adotados em nível federal.

E a terceira audiência pública, que acontecerá no dia 08 de maio, vai discutir o PDM de forma mais ampla, antes de a Comissão Especial da Câmara de Vila Velha elaborar a minuta do projeto de lei. "Mas se for necessário promovermos novas audiências e reuniões temáticas, isso será feito", afirmou o presidente Rogério Cardoso,

Acesse o link a seguir e acompanhe, passo a passo, todo o processo de discussão, na Câmara de Vila Velha, sobre o projeto do novo Plano Diretor Municipal de Vila Velha:

COMISSÃO ESPECIAL DE REVISÃO DO PDM - CMVV

Os vereadores que compõem a Comissão Especial da Câmara  – Rogério Cardoso (presidente), Heliosandro Mattos (relator) e Anadelso Pereira, Osvaldo Maturano e Arnaldinho Borgo  (membros)  estão focados na realização das atividades pactuadas com a sociedade vilavelhense, para submeter o projeto de revisão do PDM ao crivo da população, que pode contribuir diretamente com a elaboração do código, indicando alterações em seu texto e sugerindo novas propostas, via online (pelo site da Câmara), ou participando dos eventos e debates.

Os vereadores confirmaram realização da segunda audiência pública, na terça-feira próxima (dia 17); e da terceira audiência, no dia 08 de maio, onde o projeto do novo PDM será discutido de forma mais ampla, antes de o relator da Comissão Especial da Câmara de Vila Velha, Heliosandro Mattos, elaborar a minuta do projeto de lei que será votado em plenário. "Mas se for necessário promovermos novas audiências e reuniões temáticas, isso será feito", afirmou o presidente Rogério Cardoso

Acesse o link a seguir e acompanhe, passo a passo, todo o processo de discussão, na Câmara, sobre o projeto do novo Plano Diretor Municipal de Vila Velha: