“Boca de Lobo Inteligente” pode amenizar alagamentos em Vila Velha

Na sessão desta quarta-feira (04/07), a Câmara de Vila Velha aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 1.180/18, de autoria do vereador Arnaldinho Borgo (PMDB), que dispõe sobre a implantação, no município, do dispositivo denominado como “Boca de Lobo Inteligente”, cuja eficácia ajuda a prevenir e a minimizar os problemas provocados pelo acúmulo de águas em vias públicas, em períodos de chuvas intensas. Com o acolhimento do plenário, a matéria agora segue para sanção do Poder Executivo.

Segundo o projeto, o novo sistema deverá ser instalado no interior dos bueiros, para que as caixas coletoras passem a funcionar como peneiras, permitindo a passagem de águas pelas grades existentes e retendo o material sólido, que causa obstrução às galerias e redes pluviais de Vila Velha.

Para o vereador Arnaldinho Borgo, a “Boca de Lobo Inteligente” será uma proteção para os bueiros da cidade. “Os bueiros do município estão sempre entupidos, principalmente em épocas de chuvas, o que impede a vazão das águas e gera alagamentos. Mas a implantação do sistema que estamos propondo poderá diminuir as enchentes e evitar o acúmulo de lixo e de resíduos nos bueiros. Essa é uma forma de minimizar os impactos que, historicamente, atingem os moradores da cidade causando inúmeros transtornos e prejuízos”, justificou o vereador.

Conheça este projeto na íntegra, e sua justificativa, acessando o link abaixo: