Anadelso propõe serviço itinerante de saúde bucal para atender crianças com necessidades especiais

A Câmara de Vila Velha aprovou em regime de urgência, na sessão desta quarta-feira (19/12), o Projeto de Lei nº 7.307/18, de autoria do vereador Anadelso Pereira (DC), que dispõe sobre a implantação do serviço itinerante de saúde bucal, para atender crianças com necessidades especiais, com dificuldades de deslocamento e em situação de vulnerabilidade social no município. Com o apoio unânime do plenário, a matéria seguirá agora para sanção do Poder Executivo.

De acordo com Anadelso, o objetivo de seu projeto é minimizar as dificuldades de acessibilidade, em relação aos cuidados odontológicos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das crianças com necessidades especiais, que muitas vezes deixam de buscar atendimento, devido às suas limitações e à falta de condições financeiras para utilizarem transporte particular, em busca de tratamento.

“Precisamos assegurar as condições necessárias para que essas crianças possam ser atendidas em suas próprias comunidades, por meio do acesso a serviços itinerantes de saúde bucal, conforme estamos propondo, com prioridade para cadeirantes e crianças com autismo, deficiência mental, síndromes generalizadas, deficiências visuais e auditivas, esquisofrenia e outros problemas que venham a dificultar sua mobilidade física", defendeu o vereador.

E ele completou: "Esse atendimento itinerante deverá ser realizado nos domicílios dos pacientes, que além de receberem o tratamento odontológico adequado, de acordo com a sua realidade, deverão ser assistidos e orientados quanto aos cuidados preventivos necessários para manter uma boa saúde bucal”, ressaltou Anadelso.

Acesse e conheça este projeto em detalhes acessando o link abaixo:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Fotos: Gilberto Ribeiro