Estabelecimentos do setor de alimentação terão de afixar cartazes demonstrativos da Manobra de Heimlich

Foi aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 07/06, o Projeto de Lei do vereador João Batista Tita, que dispõe que restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação de centros comerciais, shopping centers e estabelecimentos similares, instalados no município de Vila Velha, mantenham afixados cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da “Manobra de Heimlich” ou Manobra da Vida (compressão abdominal), empregada para desobstruir rapidamente vias respiratórias. 

A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. O objetivo da manobra é simular a tosse, por meio da elevação do diafragma e aumento da pressão intratorácica, de modo que se consiga expulsar o corpo estranho das vias aéreas.

Tita esclareceu que disponibilizar essas informações em locais como os determinados no Projeto de Lei é de grande importância, pois nem sempre há pessoas habilitadas para prestar os primeiros socorros em situações de emergência. “Já imaginou conseguir ajudar a salvar a vida de alguém só porque você estava ali perto? Precisamos de pessoas que querem fazer a diferença nos seus bairros, pelas ruas que andam, e nos lugares que freqüentam, tornando cada cidadão capacitado em realizar a manobra e salvar vidas.”

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha
Jornalista: Anaclara Gabrich
Fotos: Débora Benaim
comunicacao@vilavelha.es.leg.br

registrado em: