“Não é justo que moradores de vários bairros atingidos por alagamentos sejam excluídos da liberação do FGTS em Vila Velha”, diz Tia Nilma

A vereadora Tia Nilma (PRP) fez um pedido enfático à Defesa Civil Municipal e à Prefeitura de Vila Velha, para que os estudos sobre os bairros da cidade mais prejudicados com os alagamentos ocorridos no final do ano passado sejam refeitos, para fins de liberação de recursos do Fundo de Garantia (FGTS) em favor de moradores de várias comunidades do município que não foram contemplados com o benefício. “Se o objetivo desta iniciativa é compensar parte dos prejuízos sofridos pelo povo vilavelhense, durante o período de chuvas, não é justo que apenas alguns bairros sejam beneficiados e outros, também atingidos pela destruição causada pelos alagamentos, sejam excluídos. Todos têm o mesmo direito e precisam da liberação do FGTS para reconstruir suas casas e adquirir novos móveis e eletrodomésticos, em substituição aos que foram danificados pelas águas”, defendeu a parlamentar.

Em seu pronunciamento, Tia Nilma também saudou o vereador João Artém (PSB) por tomar posse de seu sétimo mandato parlamentar e expressou tristeza com o problema enfrentado pelos alunos, professores e servidores da educação municipal, principalmente os da Umef Luiz Malizeck – que foi tema de críticas feitas anteriormente pelo colega Arnaldinho Borgo (MDB) – e finalizou suas palavras parabenizando o vereador Professor Heliosandro Mattos (PR) pela realização de uma “Tribuna Livre” com a participação do coordenador do Centro de Doenças Renais do Espírito Santo, José Ubaldo Júnior. A Tribuna Livre aconteceu no final da sessão desta segunda-feira (18/03), quando José Ubaldo Júnior fez uma apresentação aos parlamentares, sobre o funcionamento da CLINIRIM, clínica que presta serviços de nefrologia a pacientes renais de Vila Velha, da qual ele é Diretor Assistencial.

Tia Nilma manifestou, ainda, sua preocupação com a escalada da violência contra as mulheres e com os feminicídios que continuam manchando de sangue as estatísticas criminais do Estado e de Vila Velha. Ela parabenizou a vereadora Patrícia Crizanto pela aprovação de seus projetos em defesa dos direitos das mulheres do município (visando reduzir o número de ocorrências policiais que envolvem agressões contra a população feminina da cidade), e ressaltou a importância da educação para a construção de um mundo melhor, mais justo e menos violento.

“A educação é o principal instrumento para a promoção da cidadania e para a disseminação de uma cultura de paz e não-violência na sociedade. Quando as crianças aprendem, com seus pais, a valorizar os princípios morais, o respeito ao próximo, e a importância da solidariedade e do espírito humanitário, eles conseguem consolidar, na escola, um aprendizado muito mais amplo sobre os problemas sociais, tais como a violência, o tráfico e o uso de drogas, a gravidez na adolescência, as doenças sexualmente transmissíveis e os conflitos que permeiam a realidade do mundo”, avaliou.

Clique no link abaixo e assista o vídeo deste pronunciamento da vereadora Tia Nilma:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai