Aprovado projeto de Chiabai que estabelece ações contra abandono de animais em Vila Velha

Na sessão desta segunda-feira (10/12), a Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 7.143/18, de iniciativa do vereador Ricardo Chiabai (PPS), que institui o mês “Dezembro Verde” no calendário de eventos do município, como período a ser marcado por ações educativas destinadas à reflexão e à conscientização popular sobre o abandono de animais nas ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. Com o acolhimento unânime dos parlamentares, a proposição agora seguirá para a sanção do Poder Executivo.

Segundo Chiabai, sua proposição tem os seguintes objetivos: conscientizar a população de que o abandono de animais é crime; dar maior visibilidade ao tema estimulando a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais; contribuir para melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais em Vila Velha; além de ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam em defesa dos animais.

"Os animais não são coisas, brinquedos ou objetos de distração. Um animal é um ser senciente, que tem a capacidade de sentir. Quando é abandonado por pessoas com quem convivia, ele sente falta, sofre e pode até morrer. Mas apesar disso, infelizmente, o abandono de animais (principalmente cães e gatos) é um problema crescente em nossa cidade, e também no Brasil e no mundo. A Associação Mundial de Veterinária (WVA) estima que existam mais de 200 milhões de cães abandonados no mundo, um número que evidencia a dimensão de um problema global que merece a atenção de todos", afirmou o vereador.

Chibai também explicou que a escolha do mês de dezembro não foi aleatória, pois é nesse mês que os casos de abandono de animais aumentam mais: “Vários são os motivos que levam uma pessoa a abandonar um animal, porém, no mês de dezembro – com as férias escolares e as viagens –, o número de animais abandonados cresce assustadoramente, chegando a quase 50% da média anual”, informou.

Ele ressaltou, ainda, que o cidadão que maltrata e abandona animais está sujeito a sofrer penalidades previstas na legislação federal e municipal. "No entanto, precisamos de medidas preventivas, educativas e de reflexão contra o abandono, que disseminem a cultura da guarda responsável e da necessária relação de respeito que devemos ter com os animais." pontuou o parlamentar.

Confira, no vídeo abaixo, o agradecimento feito por Chiabai pela aprovação da proposição:

Conheça este projeto em detalhes, acessando o link a seguir: