Confira os discursos dos vereadores na sessão desta segunda-feira (12)

No encerramento da sessão desta segunda-feira (12/11), na Câmara de Vila Velha, três vereadores usaram a Tribuna do Plenário para discursarem no horário reservado às explicações pessoais. O PM Chico Siqueira (PHS) falou sobre a Campanha de Natal da Associação Pestalozzi de Vila Velha e da união de esforços para socorrer as vítimas dos alagamentos na cidade; Arnaldinho Borgo (MDB) criticou a extinção da Secretaria Municipal de Drenagem e Saneamento, pela atual Administração; e Tia Nilma (PRP) pediu prioridade à PMVV para amenizar drama de moradores da Região IV. Confira!

ESPÍRITO HUMANITÁRIO E SOLIDARIEDADE

O primeiro a se pronunciar na sessão foi o vereador PM Chico, que pediu o apoio e a colaboração dos demais parlamentares da Casa, para que ajudem a promover a campanha de doações em prol do Natal da Associação Pestalozzi de Vila Velha. O cofre que ele colocou à disposição de todos, para angariar doações em dinheiro (visando proporcionar momentos de alegria aos servidores e às famílias atendidas pela instituição, durante os festejos natalinos) será aberto em plenário, no próximo dia 10 de dezembro, quando os recursos doados serão repassados aos representantes da Pestalozzi.

Em seguida, o PM Chico Siqueira parabenizou todos os envolvidos nos trabalhos emergenciais realizados na cidade, durante os quatro dias em que Vila Velha ficou alagada. Independente de qualquer coisa, se houve ou não alguma falha, quero reconhecer a dedicação e o esforço de inúmeros servidores efetivos e comissionados da PMVV, que atuaram ao lado da Guarda Municipal, da Defesa Civil, do Exército e da Marinha, dos vereadores e das lideranças comunitárias, no atendimento aos desabrigados pelas chuvas. Assista o vídeo deste discurso:

“EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE DRENAGEM E SANEAMENTO
PREJUDICOU COMBATE ÀS ENCHENTES”, DIZ ARNALDINHO

O vereador Arnaldinho Borgo, o segundo a discursar durante a sessão da Câmara, também falou sobre os alagamentos e informou ao plenário que se colocou à disposição da secretária de Assistência Social da PMVV, Ana Claudia Simões  – assim como toda a equipe de seu gabinete –, para contribuir com o atendimento das famílias desabrigadas. “Mas diante da calamidade pública vivida pela população, também quero manifestar minha indignação com a atual Administração, por ter acabado com a Secretaria de Drenagem e Saneamento. Apesar de a cidade sofrer tanto com as inundações, perdemos esta pasta, que contava com profissionais capacitados para garantir a manutenção das estações de bombeamento, que hoje estão entregues à uma empresa terceirizada”, criticou.

Arnaldinho elogiou, ainda, a atuação da Guarda Municipal no resgate de pacientes que ficaram ilhados no Hospital de Cobilândia, durante o ápice das inundações. E ao ser lembrado pelo presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM), sobre a importante participação do Corpo de Bombeiros no socorro às vítimas, Arnaldinho também ressaltou a dedicação da Marinha, do Exército, da Polícia Militar, Defesa Civil, dos salva-vidas e dos voluntários. “Ninguém mediu esforços para ajudar. E para que a situação não se agrave, no caso de mais chuvas, peço ao prefeito que não descuide da limpeza preventiva dos canais, das galerias e das redes pluviais da cidade”. Assista o vídeo abaixo e confira este pronunciamento na íntegra:

PMVV DISCUTE AÇÕES PARA AMENIZAR
DRAMA DE MORADORES DA REGIÃO IV

Encerrando a sessão desta segunda-feira (12), a vereadora Tia Nilma manifestou sua solidariedade à população de Vila Velha, que continua sofrendo por causa dos alagamentos provocados pelas chuvas. “Hoje, participamos de uma reunião com o prefeito Max Filho e vários secretários municipais, para discutirmos providências para os bairros da Região IV, onde os moradores estão sendo duramente prejudicados. Nesta quarta-feira (14), teremos mais uma reunião com a equipe da PMVV, em Cobilândia, para buscarmos possíveis soluções para os problemas da região. Queremos que os recursos públicos destinados ao enfrentamento desta calamidade sejam aplicados em obras estruturantes, não em paliativos”, afirmou.

Tia Nilma também se compadeceu com a situação das famílias mais pobres da cidade, que perderam todos os seus bens por causa das enchentes. “Espero que o prefeito e sua equipe sejam solidários, tenham espírito humanitário e possam se sensibilizar com o drama da nossa gente – especialmente daqueles que perderam o pouco que tinham, devido aos alagamentos – e que realizem obras importantes, que realmente façam a diferença para amenizar este sofrimento. O prefeito esteve na região de Cobilândia, viu de perto a situação dos moradores, constatou os locais mais críticos e sabe o que pode ser feito para ajudar o povo. Muitos estão desempregados e além de lidarem com todo tipo de dificuldade para sobreviver, ainda perderam o que possuíam. A tristeza é grande e o Poder Público precisa intervir, não com palavras, mas com ações concretas”. Assista o vídeo abaixo:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Tel.: (27) 3349-3252