Denominação de nova unidade de saúde do Bairro Ataíde faz homenagem a líder comunitário e pai de ex-vereador de Vila Velha

Na sessão desta segunda-feira (07/10), a Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, e com pareceres favoráveis de suas comissões permanentes, o Projeto de Lei nº 5012/19, de autoria do vereador Reginaldo Almeida (PSC), que denomina de “Josias Rios Barros” a Unidade Municipal de Saúde da Família do Bairro Ataíde. Com o acolhimento do plenário, a proposição – em homenagem a este grande líder comunitário de Ataíde e pai do ex-vereador Robson Firme – será agora enviada ao Poder Executivo, para fins de sanção. Ressaltando a importância do trabalho social realizado por Josias Rios Barros, em prol da sua comunidade, e reconhecendo sua dedicação à luta em defesa dos interesses dos moradores do Bairro Ataíde, o vereador Reginaldo Almeida usou a palavra, após a votação da matéria, para agradecer o apoio recebido dos colegas parlamentares, que aprovaram a proposição de forma unânime.

“O senhor Josias Barros sempre representou muito bem a comunidade de Ataíde e, pela sua trajetória no movimento popular, merece esta justa homenagem. Ele nasceu em 29 de janeiro de 1940, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, e mudou-se para Vila Velha ainda bem jovem, estabelecendo-se no Bairro Ataíde, onde morou por mais de 50 anos, prestando vários serviços à comunidade ao longo de sua vida. Falecido aos 75 anos de idade e pai de cinco filhos – que juntos ainda continuam desenvolvendo várias atividades comunitárias até os dias de hoje –, o senhor Josias Rios Barros continua sendo lembrado com muito carinho, admiração e respeito. E assim que aquela unidade de saúde for inaugurada, tenho certeza de que haverá uma grande festa no Bairro Ataíde”, afirmou Almeida.

Além do autor da proposição, também se pronunciaram sobre o assunto, os vereadores João Artém (PSB), Tia Nilma (PRP), Osvaldo Maturano (PRB) e Rogério Cardoso (DEM). Aproveitando a presença do ex-vereador Robson Firme, com quem teve a honra de atuar na Câmara de Vila Velha, João Artém lembrou que em 1982, quando disputou sua primeira eleição, caminhou ao lado de Josias Rios Barros, que também era candidato e ambos estiveram juntos na sublegenda que elegeu Vasco Alves prefeito da cidade, naquela época: “Josias sempre foi uma figura muito querida e de elevado espírito público. Seu exemplo de vida é digno de reconhecimento. Parabéns ao vereador Reginaldo Almeida pela merecida homenagem”.

Em seguida, Tia Nilma também saiu em apoio ao projeto de Reginaldo Almeida e parabenizou o colega pela iniciativa, em homenagem e reconhecimento ao legado deixado por Josias Rios Barros, que teve continuidade com o trabalho do ex-vereador Robson Firme, seu filho, que também é admirado por todos.

Osvaldo Maturano, por sua vez, fez um importante registro: “Hoje é uma data especial, pois aprovamos a denominação de ‘Josias Rios Barros’ para a Unidade de Saúde da Família do Bairro Ataíde no mesmo dia em que as obras de construção do prédio foram iniciadas pela PMVV”, informou.  E, por fim, Rogério Cardoso reconheceu a competência política e legislativa do ex-vereador Robson Firme e ressaltou, ainda, a importância da homenagem de Reginaldo Almeida ao seu pai, Josias Barros, cuja história de vida é exemplo para todos.

Assista o vídeo a seguir e acompanhe o que cada vereador disse sobre esta homenagem:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai