Legislativo suspende temporariamente sessões e atividades presenciais de vereadores e servidores

Seguindo orientações das autoridades de saúde pública da cidade, do Estado e do Brasil, a Câmara de Vila Velha, a exemplo de outros órgãos públicos, também está intensificando suas medidas de prevenção e de enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19). Por esta razão, as sessões legislativas da Casa e as demais  atividades presenciais realizadas pelos vereadores, assessores parlamentares e por todos os servidores estarão suspensas no período de hoje (23/03) até sexta-feira (27/03). Na próxima semana, ser for necessário, esta suspensão poderá ser prorrogada, em respeito ao Estado de Emergência decretado pela Prefeitura de Vila Velha e pelo Governo do Espírito Santo.

De acordo com o Ato nº 027/2020, publicado nesta segunda-feira (23/03), no Diário do Poder Legislativo, durante o período de suspensão, vereadores e servidores vão trabalhar no regime "home office" e apenas os ocupantes de cargos essenciais continuarão atuando na Câmara de Vila Velha em âmbito interno, ou à disposição da Administração, porém sem atendimento ao público, visando à manutenção e continuidade dos serviços. No entanto, excepcionalmente, em caso de necessidade, o presidente da CMVV, vereador Ivan Carlini, poderá convocar sessões plenárias e o retorno dos servidores que, por enquanto, devem permanecer em casa, cumprindo esta quarentena com responsabilidade e paciência, para garantir a saúde de todos.

SOBRE O CORONAVÍRUS

O novo coronavírus - oficialmente conhecido como "Covid-19" -, causa doença respiratória e quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante à uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, principalmente em pessoas de idade e outras, que possuem doenças crônicas. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e outras complicações. Em casos extremos, a doença pode levar a óbito.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO:

-Espirro
-Tosse
-Catarro
-Gotículas de saliva
-Contato próximo, como aperto de mão
-Contato com objetivos ou superfícies contaminadas

SINTOMAS:

-Febre
-Tosse
-Dificuldade para respirar
-Cansaço
-Dores
-Congestão nasal
-Dor de garganta
-Diarreia

PREVINA-SE!

-Os cuidados são semelhantes a aqueles adotados para evitar a gripe
-Evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse
-Procure um médico se tiver febre, tosse e dificuldade de respirar
-Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use álcool em gel 70%
-Ao tossir e espirrar cubra a boca e o nariz com o braço ou lenço descartável

MÁSCARAS

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

ATENDIMENTO À IMPRENSA DURANTE A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES:

Demandas devem ser encaminhadas à Assessoria de Comunicação - CMVV:
Claudio Figueiredo - Tel: 98843-4604 e WhatsApp: 99976-7389