Parque Municipal Urbano do Sítio Batalha ganha conselho gestor

“Nesta quinta-feira (dia 07), às 16 horas, na sala de conferência da PMVV, em Coqueiral de Itaparica, o Poder Executivo dará posse ao Conselho Gestor do Parque Municipal Sítio Batalha (Parque do Marista), com o objetivo de viabilizar a implantação do espaço, que fica situado no coração da cidade. Neste evento, o prefeito Max Filho apresentará, também, o Termo de Referência para a contratação do projeto executivo de construção do parque, cujas obras serão executadas com recursos oriundos do financiamento a ser firmado, em breve, entre a prefeitura e o Fonplata - Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Este crédito financiará, ainda, investimentos na melhoria das unidades de conservação do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande; e do Monumento Natural Morro do Penedo, além de garantir obras de drenagem e pavimentação em toda a cidade”.

A notícia foi anunciada pelo vice-líder do prefeito no Legislativo canela-verde, vereador PM Chico Siqueira (PHS), durante a sessão desta quarta-feira (06/11), na Câmara de Vila Velha. Segundo ele, a implantação do Parque Municipal Sítio Batalha busca conservar, proteger, diversificar, ampliar e recuperar a cobertura vegetal nativa daquela região, possibilitando a manutenção de sua fauna e a recuperação da áreas degradadas. "O parque é formado por uma área verde considerável, que vai possibilitar aos moradores do Centro e de bairros vizinhos, participar de atividades esportivas, turísticas e de lazer”, comentou o parlamentar.

PM Chico lembrou que o Grupo Gestor do Parque Municipal Urbano Sítio Batalha vai atuar como um colegiado de caráter consultivo e sua composição será feita de forma paritária, com a participação de representantes dos seguintes segmentos das áreas pública e privada:

I – Seis representantes do Poder Público: um da Secretaria de Serviços Urbanos; um da secretaria responsável pelo Turismo; um do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano; um da secretaria responsável pelas Políticas Públicas de Meio Ambiente; um da secretaria responsável pelas áreas de Esporte e Lazer; e um da Secretaria Municipal de Educação;

II – Seis representantes da sociedade civil organizada, sendo um da Associação dos Empresários de Vila Velha (ASSEVILA); um da Associação de Moradores da Praia da Costa; um do segmento das entidades ambientais; um do segmento das entidades culturais; um das entidades esportivas; e um do segmento das entidades turísticas.

De acordo com PM Chico, o projeto executivo do parque inclui pontos de intervenção planejada, com edificações, estacionamento, pista para caminhadas, trilhas, mirantes, banheiros, coleta e reutilização de água da chuva, e recuperação da mata nativa. “O parque possui mais de 40 mil metros quadrados e conta com 72 espécies de flora nativa. Trata-se de uma unidade de equilíbrio entre o urbano e o natural, bem no centro da cidade”, acrescentou o vereador.

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha