Prefeito recebe mais críticas por falta de suporte para atender romeiros

Em discurso na sessão desta segunda-feira (06/05), na Câmara de Vila Velha, o vereador Arnaldinho Borgo (MDB) também falou sobre as deficiências estruturais registradas pelos participantes da Romaria dos Homens, na Festa da Penha deste ano. Mas antes de comentar sobre o assunto, ele usou o telão do plenário para exibir vídeos contendo trechos de pronunciamentos feitos pelo vereador do município de Vitória, Deninho Silva (PPS), sobre sua percepção dos problemas que encontrou em Vila Velha, durante o evento. “Encontrei com o vereador Deninho na Romaria dos Homens e ele afirmou ter ficado abismado após atravessar a Segunda Ponte e chegar em Vila Velha, onde se deparou com um cenário assustador”, disse.

Em seguida, Arnaldinho exibiu o vídeo em que Deninho critica o prefeito Max Filho (PSDB) deixando a seguinte mensagem: “Se Vossa Excelência não tem poder para administrar a cidade, peça para sair. Semanas atrás, já sabendo que nada seria feito para melhorar a estrutura de serviços que a Prefeitura de Vila Velha disponibilizaria aos romeiros, durante a Festa da Penha, fiz um apelo dirigido especificamente ao prefeito. Mas lamentavelmente, vergonhosamente, os milhares de fiéis que participaram da programação tiveram que enfrentar os mesmos transtornos dos anos anteriores, pois a PMVV não promoveu nenhuma melhoria na estrutura da festa, que continuou padecendo da falta de iluminação pública e da falta de banheiros químicos”.

O vereador de Vitória chegou a dizer, ainda, que o prefeito Max Filho brinca com a cara das pessoas, em especial com a dos católicos: “Este ano, 2,5 milhões de pessoas passaram pela Prainha de Vila Velha, movimentando a cidade por meio do turismo religioso, e aí, quando as pessoas participam da romaria e atravessam a Segunda Ponte, encontram uma cidade abandonada, com ruas escuras, sujas, e sem banheiros. Assim, por mais um ano, crianças, idosos, pessoas com deficiências e famílias inteiras tiveram que fazer suas necessidades em vias públicas, terrenos baldios, atrás de carros, sem qualquer dignidade, privacidade e higiene. Isso é lamentável. Que Nossa Senhora da Penha tenha compaixão do prefeito Max Filho”, afirmou Deninho, que manifestou sua solidariedade ao vereador Arnaldinho Borgo, pelas cenas vergonhosas que ambos testemunharam durante a Romaria dos Homens de 2019.

Após a exibição do vídeo, Arnaldinho lembrou que o prefeito Max Filho tem grande experiência na organização da Festa da Penha, pois já promoveu 11 edições do evento ao longo de seus mandatos à frente da PMVV. “E eu fico me perguntando: será que o prefeito não aprendeu nada durante esses 11 anos em que vem atuando na organização e na realização da Festa da Penha? A resposta, todos já sabemos. Mas independente disso, o evento foi belíssimo e a Mitra Arquidiocesana está de parabéns pelo esforço desprendido. O que causou vergonha mesmo foi a falta de suporte do município”, ressaltou.

Assista o vídeo abaixo e acompanhe o discurso de Deninho e Arnaldinho na íntegra:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai