Projeto de Chiabai prevê sistema de separação de lixo nas escolas da cidade

Pensando em promover a correta separação dos resíduos produzidos nas escolas do município, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) apresentou, na sessão desta segunda-feira (17/12), o Projeto de Lei nº 6.342/18, de sua autoria, que obriga a Administração a implantar coletores de lixo com divisão adequada para permitir a separação entre os detritos orgânicos e o lixo seco, nas unidades escolares das redes pública e particular de Vila Velha.

Com o acolhimento unânime do plenário da Câmara de Vila Velha, a matéria seguirá tramitando regimentalmente nas comissões permanentes da Casa, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, nas próximas sessões.

A ideia de Chiabai é criar um sistema de descarte de lixo que estimule os alunos do município a cumprirem seus deveres como cidadãos, contribuindo com o meio ambiente e com as famílias de baixa renda que sobrevivem do dinheiro que ganham com a reciclagem de materiais. “Precisamos evitar o desperdício de materiais recicláveis e incentivar a integração de ações envolvendo a educação escolar, o exercício da cidadania e a educação socioambiental, pois o reaproveitamento dos materiais implica na redução da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários do município”, justificou o parlamentar.

E Chiabai completou: “A destinação final do lixo tem se tornado um dos maiores desafios dos gestores públicos em todo o Brasil. E a principal falha não é a conscientização da população em relação à coleta, pois muitos já sabem como selecionar o lixo de maneira adequada. O problema é a falta de lixeiras apropriadas para o descarte correto de cada tipo de lixo, e a falta do serviço de coleta seletiva, além de um sistema eficaz de reciclagem. Por isso, estamos nessa luta, dando um passo de cada vez, para avançarmos na direção de um meio ambiente mais equilibrado e de uma cidade menos poluída”, ressaltou o vereador.

Assista o vídeo a seguir e acompanhe a defesa de Ricardo Chiabai ao seu projeto:

Conheça esta matéria na íntegra, acessando o link abaixo: