Sancionada Lei de Lorenzutti que cria serviço de compartilhamento de patinetes elétricos

O Poder Executivo sancionou, no último dia 13/03, o Projeto de Lei nº 6921/2018, de autoria do vereador Bruno Lorenzutti (PODE), aprovado pela Câmara de Vila Velha no início de fevereiro, instituindo na cidade o serviço de compartilhamento social de patinetes elétricos.  O sistema de aluguel poderá funcionar de modo integrado ao "Bike VV", já em funcionamento na cidade, e que também foi implementado por Lei de iniciativa do vereador Lorenzutti. De acordo com ele, o aluguel social de patinetes elétricos vai incentivar ainda mais o transporte alternativo e reduzir o número de veículos em circulação nas ruas de Vila Velha, além de diminuir a emissão de poluentes e fomentar o desenvolvimento de novos projetos e obras de infraestrutura cicloviária.

“O uso de patinetes elétricos já é comum em diversas cidades do país e do mundo. Esses equipamentos são leves, dispensam o consumo de combustíveis fósseis, não poluem o ar e, além de serem utilizados de forma prática e fácil, proporcionam maior agilidade em deslocamentos de curta e média distâncias, sem impactar o trânsito e sem exigir esforço físico dos usuários”, justificou Bruno Lorenzutti, que estava confiante na sanção do seu projeto, uma vez que a PMVV realizou consulta pública e os moradores de Vila Velha aprovaram a criação do novo serviço.

E o parlamentar ressaltou: “Vila Velha possui um enorme potencial para o sistema de compartilhamento de patinetes, uma vez que dispõe de aproximadamente 32 km de ciclovias e de inúmeras ciclofaixas e trechos em diversos pontos espalhados pela cidade. "A maior parte do município se localiza em território de relevo plano, o que também favorece o uso de bicicletas, patinetes e de outros modais alternativos de transporte. Nas cidades onde o serviço de aluguel de patinetes foi implantado, a população mudou a maneira de se deslocar para o trabalho, para a escola o lazer e o turismo, reduzindo assim o impacto urbano", informou.

Segundo o projeto de Bruno Lorenzutti, o Sistema de Compartilhamento de Aluguéis de Patinetes Elétricos deverá integrar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e fazer interface com o Sistema Público de Transporte Coletivo. “O prazo para a regulamentação desta Lei, pela PMVV, é de até 90 dias após a sua publicação. A Administração deverá, ainda, promover campanhas educativas voltadas para o uso regular de patinetes, visando criar uma atitude segura e favorável aos deslocamentos cicloviários alternativos. Desta maneira, o Poder Executivo poderá promover o planejamento espacial e territorial da cidade com base nos deslocamentos da população, o que certamente irá ajudar a solucionar parte dos problemas de mobilidade urbana do município”, encerrou o vereador.

Conheça esta matéria em detalhes acessando o link a seguir:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai