Segue para sanção projeto que garante adaptação de áreas de lazer para crianças com necessidades especiais

Com o intuito de garantir a inclusão social e a integração de crianças com mobilidade reduzida e necessidades especiais, a Câmara de Vila Velha aprovou, em regime de urgência, na sessão desta segunda-feira (05/11), o Projeto de Lei nº 6.153/18, de autoria do vereador Valdir do Restaurante (Avante), que dispõe sobre a instalação de equipamentos públicos especialmente adaptados para o lazer e a recreação destas crianças, nas praças e parques do município. A matéria, que foi acolhida à unanimidade pelos 16 parlamentares presentes à sessão, segue agora para a sanção do Pode Executivo.

Para Valdir, é preciso que o município providencie a adaptação dos espaços públicos para garantir, principalmente, o acesso de crianças cadeirantes: “Os aparelhos e equipamentos comunitários devem oferecer acessibilidade e adaptações adequadas para atender às crianças com deficiência e mobilidade física reduzida. Precisamos combater a exclusão e garantir os benefícios da vida em sociedade, para que estas crianças tenham acesso facilitado às praças e parques públicos, e aos brinquedos e equipamentos de diversão", defendeu ele.

E Valdir acrescentou: "Caso esta Lei seja sancionada, a PMVV poderá garantir melhor qualidade de vida a essas crianças, inserindo-as no contexto social e humano de forma democrática e participativa. Elas têm o direito de brincar e de se divertir, mesmo em cadeiras de rodas, como todas as outras crianças”, frisou o vereador, que também apresentou modelos de brinquedos adaptados, que já estão sendo utilizados em outras cidades.

PLENÁRIO GARANTE RESPALDO À INICIATIVA

Durante a discussão e votação do Projeto de Lei nº 6.153/18, de autoria de Valdir do Restaurante, na Câmara de Vila Velha, os vereadores Reginaldo Almeida (PSC), Heliosandro Mattos (PR), Arnaldinho Borgo (PMDB) e Ricardo Chiabai (PPS) reconheceram a importância da matéria e parabenizaram seu autor, pela brilhante iniciativa, que recebeu pareceres favoráveis das comissões permanentes da Casa, devido ao seu elevado interesse público.

Confira o posicionamento dos parlamentares assistindo o vídeo abaixo:

Acesse o link a seguir e confira este projeto na íntegra:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Tel.: (27) 3349-3252