Segurança de pedestres em travessias de vias públicas deverá aumentar com sincronização de semáforos

A Câmara de Vila Velha aprovou em regime de urgência, na sessão desta segunda-feira (06/05), o Projeto de Lei nº 1665/19, de autoria conjunta dos vereadores Tina Nilma (PRP) e Rogério Cardoso (DEM), acrescentando o “art. 2º-A” à Lei Municipal nº 4.889/10, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os semáforos instalados nas vias públicas da cidade permitirem tempo exclusivamente destinado aos pedestres, para que eles possam concluir sua travessia de modo tranqüilo e seguro. Com a decisão do plenário, a matéria agora seguirá para a sanção do Poder Executivo.

De acordo com a proposição, o Art. 1º-A da Lei nº 4.889, de 02 de fevereiro de 2010, passará a vigorar acrescido do Art. 2º-A, com a seguinte redação: “Art. 2º-A: Todos os semáforos instalados nos cruzamentos das vias do município de Vila Velha deverão, obrigatoriamente, ser programados de modo a permitirem períodos de utilização distintos para veículos e pedestres. Parágrafo único. O período de tempo programado para a travessia de pedestres deverá ser exclusivo para utilização dos mesmos, vedada a utilização concomitante para a travessia também de veículos.” (AC)

Ainda segundo o projeto de Tia Nilma e Rogério Cardoso, os cruzamentos com intersecção semafórica e passagem para pedestres deverão possuir dispositivos conhecidos como sincronizadores, que são essenciais para a correta implementação da sincronização da sinalização do trânsito na cidade.

O vereador Rogério Cardoso ressaltou que o trânsito de Vila Velha realmente carece de maior sincronismo, para ordenar o fluxo de veículos e de pedestres de forma a evitar infrações, riscos de acidentes, congestionamentos, bloqueios nos cruzamentos, colisões traseiras, desperdício de combustível , atropelamentos de pedestres e reclamações. Mas com o sincronismo funcionando corretamente, a fluidez do trânsito aumenta, assim como a segurança de todos os usuários, sobretudo a dos pedestres, que hoje não têm vez para atravessarem as faixas dentro do tempo de fechamento e abertura dos semáforos, em vários pontos de grande movimento de carros e pessoas, na cidade”, disse o parlamentar.

E Tia Nilma acrescentou: “A tecnologia tem aprimorado cada vez mais os recursos de sinalização, incluindo a de trânsito, que requer precisão nas informações que passam aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres. A sincronização semafórica aumenta a segurança no trânsito e tem grande potencial para a redução de acidentes, devido à sua função  preventiva contra infrações e, conseqüentemente, contra acidentes nas vias públicas, sobretudo envolvendo pedestres”, justificou Tia Nilma. 

Conheça este projeto e sua justificativa, em detalhes, acessando o link a seguir:
https://sapl.vilavelha.es.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2019/6181/prot._1665_19_-.pdf

 

Departamento de Comunicação
Câmara Municipal de Vila Velha 
Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai
Fotos/Artes: Rayssa Rocha
Tel.: (27) 3349-3252
comunicacao@vilavelha.es.leg.br