Tia Nilma propõe modernização na sinalização de trânsito da cidade

Com o objetivo de aumentar a segurança de motoristas e pedestres no trânsito da cidade, a Câmara de Vila Velha aprovou, na sessão desta quarta-feira (05/12), o Projeto de Lei nº 6.699/18, de autoria da vereadora Tia Nilma (PRP), que dispõe sobre a sincronização e instalação de equipamento temporizador em todos os semáforos instalados nas vias públicas do município. Com o acolhimento do plenário, em regime de urgência, a matéria agora seguirá para a sanção do Poder Executivo. De acordo com Tia Nilma, é preciso modernizar a sinalização semafórica e indicar aos pedestres e motoristas o tempo restante para a abertura e o fechamento dos sinais, nas ruas e avenidades de Vila Velha.

“A sincronização e os temporizadores semafóricos têm grande importância para a redução de acidentes. Infelizmente, tais equipamentos ainda não são amplamente utilizados na sinalização de trânsito em nossa cidade, o que nos deixa aquém das possibilidades de atuar preventivamente contra infrações e ocorrências de acidentes nas vias públicas, a fim de obtermos uma maior eficácia na sinalização viária”, justificou Tia Nilma, que após a discussão e votação da matéria em plenário, se pronunciou para justificar a pertinência e a necessidade da medida e, ainda, para agradecer o apoio recebido dos demais parlamentares, para aprovar sua proposição.

VEREADORES RECONHECEM
IMPORTÂNCIA DO PROJETO

O vereador Professor Heliosandro Mattos (PR), presidente da Comissão de Administração da Câmara, usou a palavra em plenário para parabenizar Tia Nilma pela contribuição que seu projeto dará ao trânsito da cidade. Ele também agradeceu ao colega Bruno Lorenzutti (PODE) que, quando foi secretário de Transporte e Trânsito da PMVV, cumpriu uma lei de sua autoria e instalou avisos sonoros em diversos semáforos de Vila Velha, para garantir segurança aos pedestres com deficiência visual. “E agora, com este projeto de Tia Nilma, a legislação municipal que trata do tema será complementada”, disse ele.

Em seguida, Ricardo Chiabai (PPS) também parabenizou Tia Nilma pela iniciativa, informando que em inúmeras cidades do Brasil e do mundo, os temporizadores semafóricos são amplamente utilizados. Ele lamentou, ainda, que muitas faixas de pedestres existentes nas ruas de Vila Velha estejam apagadas, o que continua dificultando a visualização dos motoristas: “A falta de sinalização horizontal e vertical é um problema que compromete a segurança de pedestres em grande parte aas vias públicas do município. Na Praia da Costa e em Itapuã, por exemplo, a situação é lamentável, apesar do grande fluxo de veículos e pedestres na região”, queixou-se.

Por fim, Arnaldinho Borgo (MDB) pediu a palavra e, em suas considerações, ressaltou que por motivo de incompetência, a Administração Municipal não vem conseguindo dar conta de cumprir suas obrigações no que diz respeito à sinalização do trânsito na cidade que, segundo ele, continua precária. E depois de parabenizar a vereadora Tia Nilma pela atitude de propor medida legislativa visando ajudar a PMVV a resolver este problema, Arnaldinho também lamentou a existência de uma “indústria de multas” em Vila Velha, envolvendo o uso do serviço de videomonitoramento para flagrar infrações de trânsito. Ele encerrou denunciando este fato e criticando o Poder Executivo por não aplicar o dinheiro arrecadado com essas multas na melhoria e modernização da sinalização das ruas e avenidas do município.

Assista o vídeo a seguir e acompanhe todos esses pronunciamentos, na íntegra:

Conheça este projeto em detalhes acessando o seguinte link: