Unidades de saúde devem priorizar atendimento a pacientes com diabetes

A Câmara de Vila Velha aprovou em primeira discussão, na sessão desta segunda-feira (18/03), o Projeto de Lei nº 4374/18, de autoria do vereador Adeilson Horti Super (PSD), que assegura prioridade de atendimento a portadores de diabetes, nas unidades municipais de saúde, no caso da realização de exames médicos que requeiram jejum total dos pacientes. Com o aval do plenário, a matéria agora segue tramitando regimentalmente nas comissões internas do Legislativo, devendo entrar em pauta novamente, em segunda discussão e votação final, nas próximas semanas.

"As pessoas com diabetes precisam ter prioridade de atendimento na hora de realizar exames médicos em jejum total, pois o diabético fica sujeito ao risco de hipoglicemia após oito horas de jejum e, para a realização dos exames, ele não deve tomar insulina. Por esta razão, o paciente nesta condição necessita de agilidade e de cuidados especiais em seu atendimento”, defendeu Adeílson, lembrando que existem quase 15 milhões de pessoas com diabetes, no Brasil, e que a metade delas nem sabe que possui a doença. "Se não tratada, a diabetes pode provocar cegueira, insuficiência renal, amputação e impotência sexual", salientou o vereador.

Acesse o link abaixo e conheça este projeto na íntegra:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai