Vereador faz apelo a governador para impedir reativação de presídio na Glória

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (18/03), na Câmara de Vila Velha, o vereador Anadelso Pereira (DC) manifestou grande preocupação com uma notícia publicada pela imprensa, recentemente, informando que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) pretende reativar o antigo Presídio da Glória, para onde deverá transferir aproximadamente 500 detentos do sistema prisional, após realizar as adequações necessárias nas instalações do prédio, que será totalmente reformado.

“Os moradores da Glória e de comunidades vizinhas não aceitam que o Poder Público leve esse tipo de instituição para o bairro, novamente. Em 2009, aquela casa de detenção foi desativada, após várias rebeliões, fugas e assassinatos. Naquele período, a comunidade ficou exposta a situações de risco e de grande dificuldade. Mas hoje, o bairro é um importante centro comercial de Vila Velha que sustenta mais de 30 mil pessoas. O comércio na Glória também gera turismo e impostos para o município, por meio de suas mais de duas mil lojas. Por isso, ninguém quer que o presídio volte a funcionar dentro do bairro, cujo perfil mudou bastante nos últimos 10 anos”, informou o parlamentar, que é morador local.

Segundo ele, a área que antes era ocupada pelo presídio da Glória tem 100 mil metros quadrados, um espaço estratégico privilegiado na planta urbana da região que, de acordo com Anadelso Pereira, deveria ser destinada à construção de um grande polo empresarial, e não de um presídio, que certamente ocasionará impactos muito negativos não só para a Glória, mas para todos os bairros da região.

"Por isso, faço um apelo ao governador do Estado, Renato Casagrande, para que intervenha neste processo e impeça esta intervenção, pois a população (que até agora não foi ouvida sobre este projeto), já se posiciona frontalmente contra a proposta apresentada pela Sesp”, disse o vereador, lembrando ao plenário que Casagrande obteve uma enorme votação em Vila Velha, com o apoio de praticamente todos os vereadores e comunidades do município.

Clique no link abaixo e assista o vídeo deste discurso de Anadelso:

Editor Chefe: Claudio Figueiredo
Imagens/vídeo: Eder Denadai